Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Ana Angélica Rodrigues de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1675109312596210 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amado, Beatriz Crittelli | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7339478176562437 | - |
Autor(es): dc.contributor | Assai, Natany Dayani de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3408510368371388 | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Angélica Emilie de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0073351258894771 | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandez, Ana Clara Hollanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36942 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056011 | - |
Descrição: dc.description | Ao se pensar em educação para todos, os limites sociais de uma deficiência devem ser rompidos. O planejamento para aulas de Química a pessoas com deficiência exige do professor diferentes formas de trabalhar os conteúdos a fim de que o conhecimento científico não se torne excludente. Nesse sentido, os recursos didáticos multissensoriais (SOLER, 1999) podem servir como uma importante ferramenta em sala de aula promovendo interação entre todos. O número de estudos envolvendo o ensino para pessoas com deficiência intelectual tem aumentado nos últimos anos, entretanto, está centrado na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No intuito de ensinar Ciências em uma turma heterogênea de Ensino Médio é preciso que o professor disponha de ferramentas eficazes e práticas para proporcionar a inclusão de todos os alunos. Assim, o presente trabalho propõe uma sequência didática para o desenvolvimento de atividades com recursos multissensoriais, sob a perspectiva do desenho universal a alunos com deficiência intelectual. Com essa pesquisa, pretende-se contribuir para o desenvolvimento dos estudos presentes na área de ensino de Química e Educação Especial, auxiliando os professores nesse contexto | - |
Descrição: dc.description | When thinking about education for all, the social limits of a disability must be broken. Planning Chemistry classes for people with disabilities requires different ways of working with the content from the teacher, so that scientific knowledge does not become exclusive. In this sense, multisensory didactic resources (SOLER, 1999) can serve as an important tool in the classroom promoting interaction among all. The number of studies involving teaching for people with intellectual disabilities has increased in recent years, however, it is centered on Early Childhood Education and the early years of Elementary Education. In order to teach Science in a heterogeneous high school class, it is necessary that the teacher has effective and practical tools to provide the inclusion of all students. Thus, the present work proposes a didactic sequence with the development of activities with multisensory resources, from the perspective of universal design, for students with intellectual disabilities. With this research, we intend to contribute to the development of studies present in the area of teaching Chemistry and Special Education, helping teachers in this context | - |
Descrição: dc.description | 48 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos didáticos multissensoriais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intellectual disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multisensory didactic resource | - |
Título: dc.title | A importância do uso de recursos didáticos multissensoriais para a inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de química | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: