A importância do uso de recursos didáticos multissensoriais para a inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de química

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Angélica Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1675109312596210-
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7339478176562437-
Autor(es): dc.contributorAssai, Natany Dayani de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3408510368371388-
Autor(es): dc.contributorSantos, Angélica Emilie de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0073351258894771-
Autor(es): dc.creatorFernandez, Ana Clara Hollanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-25-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36942-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056011-
Descrição: dc.descriptionAo se pensar em educação para todos, os limites sociais de uma deficiência devem ser rompidos. O planejamento para aulas de Química a pessoas com deficiência exige do professor diferentes formas de trabalhar os conteúdos a fim de que o conhecimento científico não se torne excludente. Nesse sentido, os recursos didáticos multissensoriais (SOLER, 1999) podem servir como uma importante ferramenta em sala de aula promovendo interação entre todos. O número de estudos envolvendo o ensino para pessoas com deficiência intelectual tem aumentado nos últimos anos, entretanto, está centrado na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. No intuito de ensinar Ciências em uma turma heterogênea de Ensino Médio é preciso que o professor disponha de ferramentas eficazes e práticas para proporcionar a inclusão de todos os alunos. Assim, o presente trabalho propõe uma sequência didática para o desenvolvimento de atividades com recursos multissensoriais, sob a perspectiva do desenho universal a alunos com deficiência intelectual. Com essa pesquisa, pretende-se contribuir para o desenvolvimento dos estudos presentes na área de ensino de Química e Educação Especial, auxiliando os professores nesse contexto-
Descrição: dc.descriptionWhen thinking about education for all, the social limits of a disability must be broken. Planning Chemistry classes for people with disabilities requires different ways of working with the content from the teacher, so that scientific knowledge does not become exclusive. In this sense, multisensory didactic resources (SOLER, 1999) can serve as an important tool in the classroom promoting interaction among all. The number of studies involving teaching for people with intellectual disabilities has increased in recent years, however, it is centered on Early Childhood Education and the early years of Elementary Education. In order to teach Science in a heterogeneous high school class, it is necessary that the teacher has effective and practical tools to provide the inclusion of all students. Thus, the present work proposes a didactic sequence with the development of activities with multisensory resources, from the perspective of universal design, for students with intellectual disabilities. With this research, we intend to contribute to the development of studies present in the area of teaching Chemistry and Special Education, helping teachers in this context-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEducação especial-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos multissensoriais-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão escolar-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSpecial education-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual disability-
Palavras-chave: dc.subjectMultisensory didactic resource-
Título: dc.titleA importância do uso de recursos didáticos multissensoriais para a inclusão de alunos com deficiência intelectual nas aulas de química-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.