Comportamento do consumidor LGBTQIAP+: um estudo exploratório em Macaé

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Renata Céli Moreira da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1059979897312592-
Autor(es): dc.contributorCerchiaro, Isabel Ballousier-
Autor(es): dc.contributorlattes.cnpq.br/4706137345725086-
Autor(es): dc.contributorNascimento, Denise Cristina de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3559888478267383-
Autor(es): dc.creatorCarregosa, Alex Lisboa Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/38988-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056009-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do presente trabalho é investigar se os consumidores da comunidade LGBTQIAP+ recompensam marcas que adotam ações afirmativas em prol do movimento e utilizam da representatividade como instrumento de publicidade. A investigação ocorreu na cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro e foram realizadas entrevistas em profundidade guiadas por um roteiro semiestruturado. O roteiro abordou quatro grupos de questionamentos: (1) dados demográficos, (2) comportamento de consumo e decisões de compra, (3) representatividade e (4) perspectivas locais e futuras. Foram entrevistados 7 indivíduos pertencentes à comunidade. Os entrevistados se mostraram satisfeitos com as ações promovidas pelas marcas, embora assumam uma postura crítica quanto ao real interesse dos anúncios. Os resultados apontaram um certo nível de influência na hora da decisão da compra que foram baseados em aspectos pessoais na perspectiva marca-indivíduo ou produto-indivíduo. Alguns aspectos importantes para a influência analisada foram: publicidade, representatividade e originalidade do produto. Notou-se um interesse dos indivíduos que as marcas utilizem de ações mais genuínas e consistentes, com ações sociais voltadas para a comunidade e não foquem apenas no Mês do Orgulho LGBTQIAP+.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of the present work is to investigate whether consumers of the LGBTQIAP+ community reward brands that adopt affirmative actions in favor of the movement and use representativeness as an advertising tool. The investigation took place in the city of Macaé, in the state of Rio de Janeiro, and in-depth interviews were conducted guided by a semi-structured script. The script addressed four groups of questions: (1) demographic data, (2) consumer behavior and purchasing decisions, (3) representativeness and (4) local and future perspectives. Seven individuals belonging to the community were interviewed. The interviewees were satisfied with the actions promoted by the brands, although they assume a critical position regarding the real interest of the advertisements. The results showed a certain level of influence at the time of the purchase decision, which were based on personal aspects in the brand-individual or product-individual perspective. Some important aspects for the analyzed influence were: advertising, representativeness and originality of the product. There was an interest of individuals that brands use more genuine and consistent actions, with social actions aimed at the community and not just focusing on LGBTQIAP+ Pride Month-
Descrição: dc.description61 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectLGBTQIAP+-
Palavras-chave: dc.subjectComportamento do consumidor-
Palavras-chave: dc.subjectMinoria sexual-
Palavras-chave: dc.subjectConsumer behavior-
Palavras-chave: dc.subjectConsumption-
Palavras-chave: dc.subjectLGBTQIAP+-
Título: dc.titleComportamento do consumidor LGBTQIAP+: um estudo exploratório em Macaé-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.