Pensamento algébrico e modos de produzir significados

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAbdón, Miriam Del Milagro-
Autor(es): dc.contributorAbdón, Miriam Del Milagro-
Autor(es): dc.contributorBaptista, Paula Monteiro-
Autor(es): dc.contributorGomes, Anne Michelle Dysman-
Autor(es): dc.creatorRocha, Ana Caroliny Magalhães da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36535-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056008-
Descrição: dc.descriptionNa atualidade, dado os avanços tecnológicos em nossas sociedades, os problemas que enfrentamos são frequentemente mais abstratos e complexos em diversas áreas. Na área da educação matemática, essa realidade não se mostra divergente, uma vez que ao longo da história se evidencia de forma inequívoca o problema intrínseco relacionado às dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento das competências matemáticas entre os estudantes do Brasil. Como consequência disso, teorias relacionados à educação matemática são explorados, a fim de proporcionar soluções para área. E um fato que compreender o comportamento humano e seus processos mentais se tornou evidentemente indispensável para agregar na otimização da educação matemática. Deste modo, neste trabalho abordaremos o pensamento algébrico na visão do Rômulo Lins, com a finalidade de produzir uma análise epistemológica e consequentemente compreender os processos de atribuição de significados e a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico. Apresentaremos também os principais tópicos que acreditamos serem cruciais nos desafios enfrentados pelo ensino da álgebra no Brasil, visando ampliar a compreensão da problemática atual. Por fim, como consequência dos conceitos anteriormente discutidos, serão sugeridas algumas metodologias ativas que proporcionam o desenvolvimento do pensamento algébrico.-
Descrição: dc.description48 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento algébrico-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias ativas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebra-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Título: dc.titlePensamento algébrico e modos de produzir significados-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.