Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Abdón, Miriam Del Milagro | - |
Autor(es): dc.contributor | Abdón, Miriam Del Milagro | - |
Autor(es): dc.contributor | Baptista, Paula Monteiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Gomes, Anne Michelle Dysman | - |
Autor(es): dc.creator | Rocha, Ana Caroliny Magalhães da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36535 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1056008 | - |
Descrição: dc.description | Na atualidade, dado os avanços tecnológicos em nossas sociedades, os problemas que enfrentamos são frequentemente mais abstratos e complexos em diversas áreas. Na área da educação matemática, essa realidade não se mostra divergente, uma vez que ao longo da história se evidencia de forma inequívoca o problema intrínseco relacionado às dificuldades de aprendizagem e ao desenvolvimento das competências matemáticas entre os estudantes do Brasil. Como consequência disso, teorias relacionados à educação matemática são explorados, a fim de proporcionar soluções para área. E um fato que compreender o comportamento humano e seus processos mentais se tornou evidentemente indispensável para agregar na otimização da educação matemática. Deste modo, neste trabalho abordaremos o pensamento algébrico na visão do Rômulo Lins, com a finalidade de produzir uma análise epistemológica e consequentemente compreender os processos de atribuição de significados e a importância do desenvolvimento do pensamento algébrico. Apresentaremos também os principais tópicos que acreditamos serem cruciais nos desafios enfrentados pelo ensino da álgebra no Brasil, visando ampliar a compreensão da problemática atual. Por fim, como consequência dos conceitos anteriormente discutidos, serão sugeridas algumas metodologias ativas que proporcionam o desenvolvimento do pensamento algébrico. | - |
Descrição: dc.description | 48 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento algébrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Título: dc.title | Pensamento algébrico e modos de produzir significados | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: