Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cruz, Osilene Maria de Sá e Silva da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8086836093429390 | - |
Autor(es): dc.contributor | Meireles, Rosana Maria do Prado Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/7608500976832841 | - |
Autor(es): dc.contributor | Honorato, Elaine Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5140553826856587 | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Violeta Porto | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4538213910197296 | - |
Autor(es): dc.contributor | Fernandes, Edicléa Mascarenhas | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4769008821320295 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/4336013915122620 | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Isabelle Barboza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37467 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055986 | - |
Descrição: dc.description | No contexto escolar de ensino bilíngue – Libras e português escrito, espera-se que professores criem seu próprio material didático e ministrem as aulas em língua de sinais, mediante inserção de ilustrações e recursos visuais, que permitem a associação do conteúdo com o contexto escolar e com o perfil dos alunos surdos, de modo que o ensino e a aprendizagem aconteçam por associações e façam sentido para o aluno (BRASIL, 2014). No que tange à disciplina de Matemática e o ensino para aprendizes surdos, alguns aspectos de fundamental importância não devem passar despercebidos: materiais didáticos autênticos, originais e adequados, interação e comunicação mediada pela língua de sinais, políticas públicas que atendam os alunos surdos em suas necessidades, uso de tecnologias apropriadas e ricas em recursos visuais e a formação inicial e continuada do docente e do intérprete de Libras e Língua Portuguesa. Esta pesquisa ancora-se em estudos sobre educação de surdos Garcia (2017), Radford (2006), Nunes e Moreno (1997) e em amparos jurídicos para esse público-alvo (BRASIL, 2002; BRASIL, 2005; BRASIL, 2021) e, para referendar os estudos existentes sobre esse tema, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica (GIL, 2002), seguindo algumas etapas: busca de estudos por meio das palavras-chave sobre ensino de matemática para surdos, glossário de matemática em Libras, dicionário de matemática em Libras, dicionário trilíngue e manuário; análise de livros didáticos de Matemática do 8°ano do Ensino Fundamental para coletar termos a serem trabalhados em perspectiva bilíngue em um glossário com sinais-termos; busca e análise devídeos com sinais matemáticos para verificar se os sinais estão de acordo com o conteúdo. Como resultado, foi elaborado um glossário de Matemática em Libras e Português, constituído por 56 termos em português escrito e em Libras, com explicação sobre o conteúdo e demonstração do termo em imagem. O glossário está disponível em uma plataforma do Youtube, acessável também pelo códigoem QRCode, e busca contribuir com estudos sobre elaboração de materiais didáticos para aprendizes surdos, que poderão, também, ser um recurso para profissionais que atuam na educação de surdos. | - |
Descrição: dc.description | In the school context of bilingual education – Libras and written Portuguese, it is expected that teachers create their own didactic material and teach classes in sign language, through the insertion of illustrations and visual resources, which allow the association of content with the school context and with the profile of deaf students, so that teaching and learning happen through associations and make sense for the student (BRASIL, 2014). With regard to the discipline of Mathematicsand teaching for deaf learners, some aspects of fundamental importance should not go unnoticed: authentic, original and adequate teaching materials, interaction and communication mediated by sign language, public policies that assist deaf students in their needs, use of appropriate technologies rich in visual resources and the initial and continuing training of Libras and Portuguese teachers and interpreters. This research is anchored in studies on education for the deaf Garcia (2017), Radford (2006), Nunes and Moreno (1997) and in legal protections for this target audience (BRASIL, 2002; BRASIL, 2005; BRASIL, 2021) and, to endorsethe existing studies on this topic, an exploratory and bibliographical research was carried out (GIL, 2002 ), following a few steps: search for studies using thekeywords on teaching mathematics for the deaf, mathematics glossary in Libras, mathematics dictionary in Libras, trilingual dictionary and manual; analysis ofMathematics textbooks for the eighth grade of elementary school, to collect terms to be worked on in a bilingual perspective in a glossary with sign-terms; search and analysis of videos with mathematical signals to verify if the signals are in agreement with the content. As a result, a glossary of Mathematics in Libras and Portuguese was created, consisting of 56 terms in written Portuguese and in Libras, with an explanation of the content and demonstration of the term in image. The glossary is available on a YouTube platform, also accessible through the QRCode code, and seeks to contribute to studies on the development of teaching materials for deaf learners, which may also be a resource for professionals who work in the education of the deaf. | - |
Descrição: dc.description | 142 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática Bilíngue | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glossário de Matemática em Libras e Língua Portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático para surdos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education for the Deaf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Bilingual Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glossary of Mathematics in Libras and the Portuguese Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic material for the deaf | - |
Título: dc.title | Termos e conceitos da matemática em Libras e português escrito: possibilidades de letramento para o ensino fundamental | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: