Tecnologias educacionais na promoção do envelhecimento ativo: revisão integrativa.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamacho, Alessandra Conceição Leite Funchal-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8877729715215331-
Autor(es): dc.contributorescudeiro, Cristina Lavoyer-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8322536789804225-
Autor(es): dc.contributorMenezes, Harlon França de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2403572724219824-
Autor(es): dc.contributorRocha, Cristiele Costa da Matta-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5092164171602541-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8692817252363057-
Autor(es): dc.creatorSilva, Juliana Oliveira Nunes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37606-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055983-
Descrição: dc.descriptionEste estudo objetiva-se compreender sobre a utilização das Tecnologias Educacionais (TEs) para a educação em saúde aos adultos, idosos e seus cuidadores sobre o envelhecimento ativo. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com coleta de dados em fevereiro de 2023, nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed) e a Scopus e Minerva da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os descritores utilizados no momento da pesquisa foram Envelhecimento, Tecnologia educativa, Enfermagem e Saúde do idoso, que foram combinados e alternados com o operador booleano AND. Foram selecionadas 16 publicações onde para facilitar sua discussão foram divididas em 3 eixos temáticos: 1.Avaliação da efetividade da variedade de tecnologias educativas no público alvo” que é composto por 6 publicações; 2.Avaliação das implementações das tecnologias pelos profissionais de enfermagem” que é composto por 4 publicações; 3.Relação das tecnologias para o envelhecimento ativo, cuidados com idosos e seus cuidadores” que é composto por 6 publicações. Discute-se que já existem algumas variedades de TEs desenvolvidas e aplicadas pelos enfermeiros que têm como características em comum serem elaboradas considerando a integralidade do cuidado, sua acessibilidade, sua interatividade, a educação em saúde do cuidador, o bem-estar dos envolvidos, as DCNTs e as demandas do grupo populacional, por isso são estratégias efetivas que seguem em constante evolução. Considerando o exposto, conclui-se que o uso das TEs impacta na promoção do envelhecimento ativo, visto que é um processo em progressão, sendo necessário capacitar os profissionais sobre as variáveis da integralidade do cuidado para a senescência. Ademais, essa efetividade é comprovada pela presença do enfermeiro que planeja e aplica as tecnologias considerando a equidade do ensino aos usuários e sua universalidade de acesso, onde as TEs são adaptadas às suas realidades para facilitar o entendimento e engajamento. Esse estudo trouxe como limitação o quantitativo de variedade de resultados que validem a eficácia de diferentes TEs aplicadas ao envelhecimento ativo, tendo como recomendação a produção de mais variedades de tecnologias a fim de ampliar o universo de possibilidades educacionais.-
Descrição: dc.descriptionThis study aims to understand the use of Educational Technologies (ETs) for health education for adults, elderly people and their care regarding active aging. This is an integrative literature review, with data collection in February 2023, in the Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed) and the Scopus e Minerva of the Universidade Federal do Rio de Janeiro, the descriptors used at the time of the research were Aging, Educational technology, Nursing and Health of the elderly, which were combined and alternated with the Boolean operator AND. 16 publications were selected which, in order to facilitate their discussion, were divided into 3 thematic axes: 1.Assessment of the effectiveness of the variety of educational technologies in the target audience” which is composed of 6 publications; 2.Assessment of technology implementations by nursing professionals” which is composed of 4 publications; 3.List of technologies for active aging, care for the elderly and their caregivers” which is composed of 6 publications. It is argued that there are already some varieties of ETs developed and applied by nurses whose characteristics in common are that they are elaborated considering the integrality of care, its accessibility, its interactivity, the health education of the caregiver, the well-being those involved, the NCDs band the demands of the population group, which is why they are effective strategies that are constantly evolving. Considering the above, it is concluded that the use of ETs has an impact on the promotion of active aging, since it is a process in progress, and it is necessary to train professionals on the variables of comprehensive care for senescence. Moreover, this effectiveness is proven by the presence of the nurse who plans and applies the technologies considering the equity of education for users and their universality of access, where the ETs are adapted to their realities to facilitate understanding and engagement. This study brought as a limitation the quantitative variety of results that validate the effectiveness of different ETs applied to active aging, with the recommendation to produce more varieties of technologies in order to expand the universe of educational possibilities.-
Descrição: dc.description58 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimento ativo-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde do idoso-
Palavras-chave: dc.subjectEnvelhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectAging-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectHealth of the elderly-
Título: dc.titleTecnologias educacionais na promoção do envelhecimento ativo: revisão integrativa.-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.