
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brites, Cristina Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1515073516923341 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Bruno Ferreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8413441335676779 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rosa, Letícia Barros Palma da | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5665266514220440 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brites, Cristina Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/1515073516923341 | - |
| Autor(es): dc.creator | XAVIER, Mariana Borges Stutz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39605 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055964 | - |
| Descrição: dc.description | Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o fenômeno da automedicação entre estudantes universitários como uma expressão particular da barbárie capitalista contemporânea e suas implicações para o Serviço Social. A pesquisa parte do pressuposto de que tal prática, longe de ser uma escolha individual, emerge como uma resposta alienada a um sistema de necessidades historicamente produzido, em um contexto de precarização da vida e intensificação das pressões por desempenho. A investigação foi estruturada a partir de uma perspectiva teórico-metodológica crítica, de base marxista, articulando uma densa pesquisa teórica com uma pesquisa de campo qualitativa. A pesquisa de campo desdobrou-se em duas frentes: uma análise da efetivação da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) nos municípios de Macaé (RJ) e Rio das Ostras (RJ), por meio de pesquisa documental e entrevistas com profissionais; e um levantamento anônimo com discentes da Universidade Federal Fluminense (UFF) do campus de Rio das Ostras, por meio de formulário online. Os resultados indicam que as redes de saúde mental analisadas apresentam fragmentação, precarização e barreiras de acesso, o que favorece saídas individuais para o sofrimento. A análise dos dados dos estudantes revela que a automedicação é uma prática prevalente, utilizada como estratégia de sobrevivência para gerir o malestar físico e psíquico gerado pela barbárie cotidiana, que se materializa na precarização da vida e na intensificação das pressões por desempenho. Conclui-se que a automedicação se configura como uma resposta individual às expressões contemporâneas da questão social, sendo um sintoma funcional a uma ordem que adoece e mercantiliza a saúde, convocando o Serviço Social a politizar o debate e a construir estratégias de intervenção que fortaleçam as respostas coletivas em detrimento das saídas individualizadas. | - |
| Descrição: dc.description | This Final Paper analyzes the phenomenon of self-medication among university students as a particular expression of contemporary capitalist barbarism and its implications for Social Work. The research is based on the assumption that this practice, far from being an individual choice, emerges as an alienated response to a historically produced system of needs, within a context of life precarization and intensified performance pressures. The investigation was structured from a critical theoretical-methodological perspective, with a Marxist basis, articulating dense theoretical research with qualitative field research. The fieldwork unfolded on two fronts: an analysis of the implementation of the Psychosocial Care Network (RAPS) in the municipalities of Macaé (RJ) and Rio das Ostras (RJ), through documentary research and interviews with professionals; and an anonymous survey with students from the Fluminense Federal University (UFF) at the Rio das Ostras campus, via an online form. The results indicate that the analyzed mental health networks present fragmentation, precarization, and access barriers, which favor individual solutions for suffering. The analysis of the students' data reveals that self-medication is a prevalent practice, used as a survival strategy to manage the physical and psychic malaise generated by daily barbarism, which materializes in the precarization of life and the intensification of performance pressures. It is concluded that self-medication constitutes an individual response to the contemporary expressions of the social question, being a functional symptom of an order that sickens and commodifies health, calling on Social Work to politicize the debate and construct intervention strategies that strengthen collective responses over individualized solutions. | - |
| Descrição: dc.description | 104 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Automedicação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde Coletiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Questão Social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Precarização do Trabalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes Universitários | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Self-medication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social Work | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Collective Health | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social Question | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Work Precarization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | University Students | - |
| Título: dc.title | Automedicação entre estudantes universitários em tempo da barbárie capitalista contemporânea: Contribuição ao debate do Serviço Social | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: