Do ensino médio para a universidade: uma proposta de intervenção pedagógica para o problema da dualidade local/global

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Mário Olivero Marques da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0156389551221774-
Autor(es): dc.contributorMello, Cristiane de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6183375000382666-
Autor(es): dc.contributorCardim, Nancy de Souza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5733965480640503-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7539310141782458-
Autor(es): dc.creatorCosta, Fábio Braga Pinto da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-09-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36449-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055959-
Descrição: dc.descriptionUm reflexo claro dos problemas do ensino de matemática oriundos da educação básica é a dificuldade que os alunos enfrentam nos cursos de Cálculo assim que começam seus estudos na universidade. Os altos índices de reprovação nesses cursos revelam um revés e nos sugerem um grave problema no processo ensino-aprendizagem. Essa questão é tão evidente que muitos cursos superiores optam por incluir, em seus programas, disciplinas como Pré-Cálculo ou Matemática Básica, adiando, assim, os cursos de Cálculo I para os outros semestres. Neste trabalho nossa temática será: o que podemos fazer no Ensino Médio para minimizar esses problemas? Em meio as leituras sobre as intempéries da aprendizagem no ensino de Cálculo, nos deparamos com a tese de doutorado escrita por Rezende (2003), “O mapeamento das dificuldades de aprendizagem de natureza epistemológica do ensino de Cálculo”, que foi nosso principal pilar teórico para a abordagem do problema em questão. Em sua tese de doutorado, Rezende (2003) consubstanciou cinco macroespaços de dificuldade de aprendizagem de natureza epistemológica que estruturam o ensino de Cálculo. Além disso, após a elaboração dos mapeamentos histórico e conceitual do Cálculo, o referido autor foi capaz de apontar um único lugarmatriz das dificuldades de aprendizagem de natureza epistemológica do ensino de Cálculo: o da omissão/evitação das ideias básicas e dos problemas construtores do Cálculo no ensino de matemática em sentido amplo. A dualidade local/global é uma das dificuldades de natureza epistemológica na aprendizagem do Cálculo apresentadas por Rezende (2003). Sendo assim, através de uma intervenção pedagógica, com base na Teoria Histórico-Cultural da Atividade, desenvolvemos atividades direcionadas a alunos do 2º ano do Ensino Médio enfocando o debate nesta dualidade, demonstrando que é viável promover estas ideias no ambiente da educação básica com alunos do Ensino Médio. Para a elaboração de nosso experimento – aplicado totalmente on-line, através de um formulário Google e videoaulas disponibilizados para os alunos – utilizamos como referencial teórico-metodológico o método dialético de construção do conhecimento escolar, o qual, segundo Gasparin, J.L. (2007), permeia três importantes níveis calcados, respectivamente, em prática-teoria-prática: nível de desenvolvimento atual, nível de desenvolvimento imediato e o novo nível de desenvolvimento atual. A partir das hipóteses alavancadas aqui, apontaremos uma possibilidade para começarmos a reverter os péssimos resultados verificados nos cursos de Cálculo e, por conseguinte, promover ganhos para o ensino de matemática como um todo a partir da boa prática docente.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionA clear reflection of the problems of teaching mathematics stemming from basic education is the difficulty that students face in Calculus courses as soon as they enter university. The high failure rates in this discipline reveal the setback and suggest a serious problem in the teaching-learning process of calculus. This issue is so evident that most higher education courses choose to include subjects like Pre-Calculus or Basic Mathematics in their programs, thus postponing Calculus courses to other semesters. In this paper our theme will be: what can we do in high school to minimize these problems? Amid the readings on the inclement weather of learning in teaching calculus, we come across the doctoral thesis written by Rezende (2003), “Mapping learning difficulties of an epistemological nature of teaching calculus”, which was our main theoretical pillar to address the problem in question. In his doctoral thesis, Rezende (2003) embodied five macrospaces of learning difficulty in teaching calculus of an epistemological nature that structure the teaching of calculus. In addition, after relating to the historical and conceptual mappings of calculus, Rezende (2003) was able to point out a single matrix place of learning difficulties of an epistemological nature of calculus teaching: the omission / avoidance of basic ideas and problems builders of calculus in the teaching of mathematics in a broad sense. The local/global duality is one of the difficulties of an epistemological nature in learning calculus presented by Rezende (2003). Therefore, through a pedagogical intervention, based on the Historical-Cultural Activity Theory, we developed activities with 16 students from the 2nd year of high school focusing on the debate in this duality, demonstrating that it is feasible to promote the immersion of these ideas in the basic education environment. with high school students. For the elaboration of our experiment - applied entirely on-line, through a Google form and video lessons made available to students - we used the dialectical method of building school knowledge as a theoretical-methodological framework, which, according to Gasparin, JL (2007), permeates three importante levels based, respectively, in practice-theory-practice: level of current development, level of immediate development and the new level of current development. Based on the hypotheses leveraged here, we point out a possibility for us to begin to reverse the terrible results seen in calculus courses and, therefore, promote, based on good teaching practice, gains for the teaching of mathematics as a whole.-
Descrição: dc.description169 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo no Ensino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Cálculo-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria HistóricoCultural da Atividade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectCalculus in High School-
Palavras-chave: dc.subjectCalculus Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-Cultural Activity Theory-
Título: dc.titleDo ensino médio para a universidade: uma proposta de intervenção pedagógica para o problema da dualidade local/global-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.