Introduzindo os conceitos de investimento na escola: análise matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartelo, Mitchael Alfonso Plaza-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3448875510178504-
Autor(es): dc.contributorSouza, Fábio Silva de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9450383739693939-
Autor(es): dc.contributorColombo, Jones-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0950785559882180-
Autor(es): dc.contributorRezende, Wanderley Moura-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6875375514646852-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4522321821150756-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Adriano Sousa da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-17-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-17-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/36619-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055956-
Descrição: dc.description"Termos como renda fixa, ações e moedas virtuais, são cada vez mais comuns dentro e fora de instituições educacionais. Aproveitando esses tópicos recorrentes no cotidiano, podemos resgatar conteúdos extremamente importantes na matemática trabalhada no ensino médio. Assuntos como funções, juros, método dos mínimos quadrados, gráficos e outros, que muitas vezes são apresentados de forma “mecânica”, serão abordados de maneira prática, através das aplicações financeiras, como poupança, bolsa de valores e Bitcoin. Essas abordagens práticas acabam interferindo positivamente nas temáticas propostas pelo professor e na absorção dos alunos, tornando o processo de aprendizagem algo incentivador para ambos."-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.description"Phrases such as fixed income, shares and virtual currencies are getting more and more common both inside and outside educational institutions. By referring to these current topics, it is possible to come up with contents which are extremely important for the Mathematics taught in High School. Topics like mathematical functions, interest, least squares, among others, which many times are introduced “mechanically”, will be input in a practical way, through financial applications such as savings, stock market and Bitcoin. These practical approaches end up interfering positively with the themes proposed by the teacher, as well as with the students’ learning, making this process something stimulating for both."-
Descrição: dc.description102 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAplicações financeiras-
Palavras-chave: dc.subjectFunções e GeoGebra-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática financeira-
Palavras-chave: dc.subjectMercado financeiro-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino auxiliado por computador-
Palavras-chave: dc.subjectFinancial applications-
Palavras-chave: dc.subjectFunctions, GeoGebra-
Título: dc.titleIntroduzindo os conceitos de investimento na escola: análise matemática-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.