Ensino superior na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasileira: proposição de uma estrutura de critérios priorizados para a avaliação da qualidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMeiriño, Marcelo Jasmim-
Autor(es): dc.contributorRangel, Luis Alberto Duncan-
Autor(es): dc.contributorRampasso, Izabela Simon-
Autor(es): dc.contributorMacke, Janaína-
Autor(es): dc.contributorPereira, Fernando Neves-
Autor(es): dc.creatorLudolf, Nicholas Van-Erven-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/35912-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055947-
Descrição: dc.descriptionPropósito: Pesquisadores apontam para a importância do desenvolvimento de estudos a respeito dos sistemas de avaliação da qualidade do Ensino Superior da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasileira (ES-RFEPCT). Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo principal a proposição de um conjunto de critérios para a avaliação da qualidade do ES-RFEPCT que levem em conta o contexto particular destas instituições. A importância deste estudo e a justificativa para esta abordagem devem-se ao expressivo crescimento da RFEPCT no Brasil, ao debate encontrado na literatura sobre a importância de revisões em seu sistema de avaliação da qualidade e a importância desta Rede para o desenvolvimento socioeconômico do País. Metodologia: Em um primeiro momento, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura e uma Pesquisa Documental para encontrar os critérios para a avaliação da qualidade do ES RFEPCT. Em seguida, foi pesquisada a percepção dos especialistas sobre a importância dos critérios mapeados na etapa anterior. O Método Fuzzy Delphi (MFD) foi aplicado para selecionar os critérios considerados relevantes pelos especialistas. Por fim, o Analytic Hierarquy Procces (AHP) foi utilizado para estabelecer uma classificação de prioridades entre os critérios validados pelo MFD. Achados: Foi apresentado um conjunto de 34 critérios distribuídos em cinco categorias e classificados por ordem de prioridade para a avaliação do ES-RFEPCT. Estes critérios levam em consideração o contexto particular ao qual as instituições da RFEPCT estão inseridas. O critério que apresentou a mais alta prioridade dentre os 34 validados foi “Políticas para diminuir evasão escolar e aumentar permanência e êxito”, enquanto a categoria que apresentou a prioridade mais alta dentre as cinco estabelecidas foi a categoria “Pessoas”. O critério “Políticas que garantam nível adequado de produtividade por parte dos funcionários” foi um dos indicados como críticos para novos estudos de acordo com a análise dos resultados realizada ao fim do trabalho. Valor e originalidade: O conjunto de critérios aqui apresentados pode servir como um norte ou informação relevante para as instituições da RFEPCT que pretendem melhorar a qualidade do seu Ensino Superior levando em conta o contexto particular destas instituições, assim como também para pesquisadores que buscam aprofundamento neste campo de pesquisa tão importante. O caráter original deste trabalho justifica-se pelo seu resultado único: o conjunto de critérios para avaliar a qualidade do ES-RFEPCT. Critérios estes estruturados em categorias, classificados por ordem de prioridade e adequados ao contexto particular desta rede. Aspectos específicos importantes dentro desta temática que carecem de novas pesquisas também foram apontados. Não foi encontrada outra pesquisa que apresentasse resultados semelhantes aos da presente Tese.-
Descrição: dc.descriptionPurpose: Researchers point to the importance of developing studies on the systems for evaluating the quality of Higher Education in the Brazilian Federal Network for Professional, Scientific and Technological Education (RFEPCT-HE). In this sense, the main objective of this work is to propose a set of criteria for assessing the quality of the RFEPCT-HE that take into account the particular context of these institutions. The importance of this study and the justification for this approach are due to the significant growth of the RFEPCT in Brazil, the debate found in the literature on the importance of revisions in its quality assessment system and the importance of this Network for the country's socioeconomic development. Methodology: At first, a Systematic Literature Review and a Documentary Research were carried out to find the criteria for evaluating the quality of the RFEPCT-HE. Then, the opinion of experts on the importance of the criteria mapped in the previous step was surveyed. The Fuzzy Delphi Method (FDM) was applied to select the criteria considered relevant by the experts. Finally, the Analytic Hierarquy Procces (AHP) was used to establish a ranking of priorities among the criteria validated by the FDM. Findings: A set of 34 criteria distributed into five categories and ranked in order of priority for the evaluation of the ES-RFEPCT was presented. These criteria take into account the particular context in which the RFEPCT institutions are inserted. The criterion that presented the highest priority among the 34 validated was “Policies to reduce school dropout and increase retention and success”, while the category that presented the highest priority among the five established was the category “People”. The criterion “Policies that ensure an adequate level of productivity on the part of employees” was one of those indicated as critical for new studies according to the analysis of the results carried out at the end of the work. Value and originality: The set of criteria presented here can serve as a guide or relevant information for RFEPCT institutions that intend to improve the quality of their Higher Education taking into account the particular context of these institutions, as well as for researchers seeking to deepen this field of research. The original character of this work is justified by its unique result: the set of criteria to assess the quality of the ES-RFEPCT. These criteria are structured into categories, ranked in order of priority and suited to the particular context of this network. Important specific aspects within this theme that lack further research were also pointed out. No other research was found that presented results similar to those of this Thesis.-
Descrição: dc.description166 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCritérios-
Palavras-chave: dc.subjectQualidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectRFEPCT-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Fuzzy-Delphi-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectTomada de decisão com múltiplos critérios-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de qualidade-
Palavras-chave: dc.subjectCriteria-
Palavras-chave: dc.subjectQuality-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectFuzzy-Delphi method-
Palavras-chave: dc.subjectAnalytic Hierarchy Procces-
Título: dc.titleEnsino superior na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Brasileira: proposição de uma estrutura de critérios priorizados para a avaliação da qualidade-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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