Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Montes, Fernanda Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Dagmar de Mello e | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Victoria Mastrangeli Baptista de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38492 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055943 | - |
Descrição: dc.description | A presente monografia discute a temática: criatividade, natureza e arte na primeira infância, com ênfase em teorias que promovem interações para além dos muros e telas, que promovem experiências ao ar livre, contato com a natureza e as diversas expressões artísticas. O objetivo é estimular uma reflexão crítica sobre práticas pedagógicas e relações sociais e culturais voltadas às crianças. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, analisando perspectivas de diversos autores fundamentais para a compreensão do tema. Os resultados apontam que a criatividade exerce grande relevância no processo de desenvolvimento da infância e crescimento pessoal. Associando-se à arte, a criatividade é responsável por transpor ideias, sentimentos e inspirações que envolvem identidade e autenticidade, que muitas vezes não podem ser transmitidas pela linguagem verbal. Ressalta-se ainda a urgência de romper com a dicotomia entre natureza e homem, revelando que a natureza favorece experiências únicas de investigação, observação e descobertas, permitindo que as crianças se tornem conscientes de seus conhecimentos e aprendizados ativamente. Dessa forma, conclui-se como é necessário romper paradigmas que privilegiam o modelo tradicional da educação, e promover um desenvolvimento que respeite a individualidade das crianças e sua relação com o mundo. Nessa perspectiva, a pesquisa propõe uma transformação profunda nas práticas educativas contemporâneas. | - |
Descrição: dc.description | This monograph discusses the theme: creativity, nature, and art in early childhood, with an emphasis on theories that promote interactions beyond walls and screens, fostering outdoor experiences, contact with nature, and diverse artistic expressions. The objective is to stimulate critical reflection on pedagogical practices and social and cultural relationships focused on children. A qualitative approach was used, analyzing the perspectives of various authors fundamental to understanding the topic. The results indicate that creativity plays a significant role in the development process of childhood and personal growth. When associated with art, creativity is responsible for conveying ideas, feelings, and inspirations involving identity and authenticity, which often cannot be transmitted through verbal language. The urgency of breaking with the dichotomy between nature and humans is also highlighted, revealing that nature favors unique experiences of investigation, observation, and discovery, allowing children to become aware of their knowledge and actively learn. Thus, it is concluded that it is necessary to break paradigms that privilege the traditional model of education and promote a development that respects the individuality of children and their relationship with the world. From this perspective, the research proposes a profound transformation in contemporary educational practices. | - |
Descrição: dc.description | 59 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Natureza | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primeira infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criatividade (Educação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creativity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nature | - |
Título: dc.title | Desconstruindo muros: criatividade, natureza e arte na primeira infância | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: