O ensino do Muay Thai na Educação Física Escolar: proposta de uma unidade temática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAntunes, Marcelo Moreira-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4972698026123559-
Autor(es): dc.contributorCosta, Mackson Luiz Fernandes da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7009995632636621-
Autor(es): dc.contributorDomingues, Juliana da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5917891761105228-
Autor(es): dc.creatorSantos, Arthur González dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-07-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/37124-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055934-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho acadêmico do campo da Educação Física se debruça no estudo da possibilidade de os docentes utilizarem as lutas como componentes curriculares nas escolas, e não somente como atividades extracurriculares, por meio de uma revisão narrativa da literatura, buscando-se responder o seguinte questionamento “Existe a possibilidade do ensino do Muaythai nas escolas?”, analisando-se ainda, as questões controvertidas acerca do tema, como encontrar na produção acadêmica possíveis atividades pedagógicas e introdução de tal conteúdo no âmbito escolar, com objetivo de propor planos de aulas que sirvam de auxílio para a tematização do Muaythai nas escolas através de atividades e dinâmicas adaptadas, evidenciando-se que o seu conteúdo vai além dos aspectos físicos e motores, mas também pode ser utilizado como ferramenta pedagógica o para aprimoramento de estudos culturais, históricos, valores éticos e de comportamentos coletivos e movimentos sociais.-
Descrição: dc.descriptionThis academic work in the field of Physical Education focuses on the possibility of teachers using fighting as a curricular component in schools, and not just as extracurricular activities, through a narrative review of the literature, seeking to answer the following question “Is there a possibility of teaching Muaythai in schools?”, also analyzing the controversial questions surrounding the topic, such as finding possible pedagogical activities in academic production and introducing such content in the school environment, with the aim of proposing lesson plans that serve as an aid to the thematization of Muaythai in schools through adapted activities and dynamics, showing that its content goes beyond the physical and motor aspects, but can also be used as a pedagogical tool to improve cultural, historical studies, ethical values and collective behaviors and social movements.-
Descrição: dc.description40 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLutas-
Palavras-chave: dc.subjectMuaythai-
Palavras-chave: dc.subjectEducação física escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de educação física-
Palavras-chave: dc.subjectArte marcial-
Palavras-chave: dc.subjectFights-
Palavras-chave: dc.subjectMuaythai-
Palavras-chave: dc.subjectSchool physical education-
Título: dc.titleO ensino do Muay Thai na Educação Física Escolar: proposta de uma unidade temática-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.