Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Salomão, Simone Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5938392928150882 | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Marise Basso | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9955355880865022 | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Karla Diamantina Araújo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8566983889256485 | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Eduardo Oliveira Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0053496690917964 | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Marina Custodio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39278 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055904 | - |
Descrição: dc.description | O desenho é uma forma de linguagem que permite a expressão de saberes, percepções e sentimentos, podendo ser utilizado como uma ferramenta para acessar o conhecimento sobre algum tema. Os tubarões formam um grupo animal que possui estigmas negativos, geralmente associados a comportamentos agressivos e perigosos à vida humana. Como consequência desse imaginário, os tubarões além de serem um grupo ameaçado de extinção, também têm associado informações equivocadas acerca de aspectos da sua biologia e importância ecológica. Essa pesquisa teve como objetivo analisar, através de desenhos, como estudantes do Ensino Fundamental II percebem os tubarões e se há mudanças nessas percepções após a realização de atividades de sensibilização ambiental em um espaço de educação não formal. Participaram da pesquisa 34 alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública do Município de Maricá, RJ. Inicialmente, os estudantes fizeram um desenho com base em seus conhecimentos prévios, em seguida, participaram de uma palestra e de visita guiada em aquário, ao final realizaram um novo desenho. Através da análise dos desenhos realizados, foi possível identificar características que os alunos mobilizaram para representar os tubarões. Notou-se aumento na diversidade de características desenhadas pelos estudantes após as atividades de sensibilização. A sensibilização ambiental destacou o potencial pedagógico do desenho como uma ferramenta de expressão de saberes científicos, a importância dos espaços não-formais, como os aquários, na desconstrução de estereótipos negativos associados aos tubarões, bem como na promoção de experiências positivas que juntem ciência e cultura. | - |
Descrição: dc.description | Drawing is a form of language that allows for the expression of knowledge, perceptions, and emotions, and can be used as a tool to access understanding about a given topic. Sharks represent a group of animals that carry negative stigmas, often associated with aggressive and dangerous behavior toward humans. As a result of this collective imaginary, sharks are not only a group threatened with extinction but are also surrounded by misinformation regarding aspects of their biology and ecological importance. This study aimed to analyze, through drawings, how lower secondary school students perceive sharks and whether changes in these perceptions occur after environmental awareness activities conducted in a non-formal educational setting. A total of 34 lower secondary school students participated in the research. Initially, the students were asked to draw a shark based on their prior knowledge. They then attended a lecture and participated in a guided visit to an aquarium. At the end of the activity, they were invited to produce a new drawing. Analysis of the drawings revealed the characteristics students used to represent sharks. An increase in the diversity of features depicted was observed following the awareness activities. The environmental sensitization process highlighted the pedagogical potential of drawing as a tool for expressing scientific knowledge, the relevance of non-formal education spaces such as aquariums in deconstructing negative stereotypes associated with sharks, and the promotion of positive experiences that integrate science and culture. | - |
Descrição: dc.description | 63 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elasmobrânquios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biologia Marinha | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Oceânica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tubarão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elasmobranchs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marine Biology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ocean Literacy | - |
Título: dc.title | Aprendendo sobre tubarões: os desenhos como expressão de conhecimento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: