Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Shibukawa, Bianca Machado Cruz | - |
Autor(es): dc.creator | Rissi, Gabrieli Patrício | - |
Autor(es): dc.creator | Uema, Roberta Tognollo Borota | - |
Autor(es): dc.creator | Merino, Mariade Fátima Garcia Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Higarashi, Ieda Harumi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/36333 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.17665/1676-4285.20206416 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055886 | - |
Descrição: dc.description | Problema: A ausência de estímulos facilitadores no ambiente em que o adolescente convive é normalmente atribuída a ocorrência do atraso do desenvolvimento. Objetivo: Analisar a associação dos fatores relacionados com a proposta diagnóstica atraso no desenvolvimento em adolescentes no ambiente escolar. Método: Estudo transversal, realizado com 385 adolescentes em uma cidade no Nordeste do Brasil. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição responsável, sob parecer 1.662.528 e Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 57945016.4.0000.5537. Resultados: A prevalência da proposição diagnóstica atraso no desenvolvimento foi 18,26%. Os fatores relacionados que apresentaram associação estatística significativa foram: marginalização social, dor crônica, não aceitação às transformações corporais da puberdade e trauma psicológico. Discussão: Percebe-se a relação entre as variáveis estudadas e o desenvolvimento humano frente à literatura. Conclusão: O conhecimento dos fatores associados mais frequentes nessa população, facilita a inferência da proposição diagnóstica pelo enfermeiro. Outrossim, contribui na identificação de aspectos capazes de gerar prejuízos ao adolescente e, consequentemente, sequelas na fase adulta. | - |
Descrição: dc.description | Sim | - |
Descrição: dc.description | Objective: to analyze the evidence and reasons of the family members who end up abandoning the follow-up of the health of newborns, infants, and preschoolers in child health services. Method: a systematic review of qualitative evidence in the following information sources: Web of Science, Science Direct, CINAHL, SCOPUS, BDENF, PUBMED, EMBASE, LILACS, ASSIA, Sociological abstracts, Open Gray, Google Academics, Dart-e, Cybertesis, Open Thesis, PeerJ Prepint, MedRxiv, BioRxiv, and PsycINFO. The titles and abstracts will be examined by two independent reviewers and the relevant studies will be retrieved in full. Data synthesis will be performed by extraction of all the findings from all the included works, development of categories for similar findings, and development of synthesized findings from at least two categories. The qualitative findings of the research will be grouped with the meta-aggregation approach. The summarized final results will be classified and presented in a summary of the results. | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: analizar la evidencia de las razones de los familiares para abandonar el seguimiento de atención de la salud del recién nacido, lactantes y preescolares en los servicios de salud infantil. Método: revisión sistemática de evidencia cualitativa en las fuentes de información: Web of Science, Science Direct, CINAHL, SCOPUS, BDENF, PUBMED, EMBASE, LILACS, ASSIA, Sociological abstracts, Open Grey, Google Scholar, Dart-e, Cybertesis, Open Thesis, PeerJ Prepint, MedRxiv, BioRxiv y PsycINFO. Los títulos y resúmenes serán examinados por dos revisores independientes y los estudios relevantes se recuperarán en su totalidad. La síntesis de datos se realizará mediante la extracción de todos los hallazgos de los trabajos incluidos, el desarrollo de categorias para hallazgos similares y el desarrollo de hallazgos sintetizados de al menos dos categorías. Los resultados de la investigación cualitativa se agruparán utilizando el enfoque de meta-agregación. Los resultados finales sintetizados se clasificarán y presentarán en un resumen de los resultados. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Formato: dc.format | text/html | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | OBJN- Online Brazilian Journal of Nursing | - |
Relação: dc.relation | ONLINE BRAZILIAN JOURNAL OF NURSING. Niterói: EEAAC, 2022-. ISSN: 1676-4285. | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diagnóstico de Enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child Health Services | - |
Palavras-chave: dc.subject | No-Show Patients | - |
Palavras-chave: dc.subject | Patient Dropouts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Servicios de Salud Infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pacientes no Comparecientes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pacientes Disidentes del Tratamiento | - |
Título: dc.title | Abandono do acompanhamento de saúde infantil em serviços de saúde: revisão sistemática | - |
Título: dc.title | The abandonment of child health follow-up in health services: a systematic review | - |
Título: dc.title | Abandono del seguimiento de atención infantil en los servicios de salud: una revisión sistemática | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Artigo de periódico | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: