Entre a tradição e o mercado: desafios do produtor cultural na manutenção da participação popular no carnaval da Marquês de Sapucaí

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerran, Marcia de Noronha Santos-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Ana Clara Vega Martinez Veras-
Autor(es): dc.contributorVieira, Mariella Pitombo-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Amanda Richa do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39641-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055885-
Descrição: dc.descriptionA inauguração do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, em 1984, representou um marco para o Carnaval do Rio de Janeiro, consolidando um espaço oficial para os desfiles das Escolas de Samba. Um verdadeiro palco a céu aberto que consagrou os desfiles como um evento artístico, televisionado e turístico que integra fantasias, alegorias, foliões, artistas e diversas expressões culturais. O Carnaval transcende os dias de festa, movimentando comunidades que trabalham o ano inteiro na construção deste espetáculo. Embora a estruturação e profissionalização tenham elevado a qualidade e potencial turístico do evento, a crescente comercialização trouxe impactos sociais significativos. Os altos custos de ingressos e a exclusividade de áreas como camarotes criaram barreiras econômicas, limitando a participação das comunidades que tradicionalmente vivem, sentem e sustentam os desfiles. Assim, a presente monografia busca refletir uma tensão entre o caráter popular do carnaval e sua crescente elitização, comprometendo sua origem democrática e acessível-
Descrição: dc.descriptionThe inauguration of the Marquês de Sapucaí in 1984 represented a milestone for Rio de Janeiro's Carnival, consolidating an official space for the Samba School parades. It was a true open-air stage that consecrated the parades as an artistic, televised and tourist event that integrates costumes, allegories, revelers, artists and various cultural expressions. Carnival transcends the days of celebration, involving communities that work all year round to build this spectacle. Although structuring and professionalization have increased the quality and tourist potential of the event, growing commercialization has had significant social impacts. The high cost of tickets and the exclusivity of areas such as boxes have created economic barriers, limiting the participation of the communities that traditionally live, feel and sustain the parades. Thus, this monograph seeks to reflect a tension between the popular character of Carnival and its growing elitization, compromising its democratic and accessible origins-
Descrição: dc.description49 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectcarnaval-
Palavras-chave: dc.subjectmanutenção popular-
Palavras-chave: dc.subjectprodução cultural-
Palavras-chave: dc.subjectSapucaí-
Palavras-chave: dc.subjectcarnival-
Palavras-chave: dc.subjectpopular maintenance-
Palavras-chave: dc.subjectcultural production-
Palavras-chave: dc.subjectSapucaí-
Título: dc.titleEntre a tradição e o mercado: desafios do produtor cultural na manutenção da participação popular no carnaval da Marquês de Sapucaí-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.