Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meza, Edwin Benito Mitacc | - |
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Marcilene de Fátima Dianin | - |
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Dalessandro Soares | - |
Autor(es): dc.contributor | Moreira, Marcos Antônio Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor | Erthal Junior, Milton | - |
Autor(es): dc.creator | Vargas, Maria Cristina Goulart Damasceno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39720 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055876 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: As organizações públicas, devido à sua natureza pluralista, representam desafios adicionais para os líderes, que precisam negociar com múltiplas partes interessadas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é identificar o melhor estilo de liderança dos gestores públicos, considerando as características e particularidades de uma determinada instituição de ensino, a fim de influenciar positivamente o desempenho das equipes e promover um ambiente organizacional saudável. Método/Metodologia/ Abordagem da Pesquisa/Estudo: Para atingir este objetivo foi feita uma busca de trabalhos correlatos de forma a identificar trabalhos de referência. Como forma de validar o estudo científico, a metodologia da pesquisa utilizada para o desenvolvimento deste trabalho foi o método proposto por Thomas L. Saaty. Com base nessa metodologia, tornou-se possível avaliar a viabilidade da ferramenta desenvolvida como recurso de suporte à tomada de decisão em uma instituição de ensino. Originalidade/Valor: A importância da liderança em organizações públicas é relevante, considerando as peculiaridades do ambiente pluralista em que atuam os líderes públicos, bem como o impacto do clima organizacional no desempenho da organização. A aplicação do método é uma abordagem inovadora e eficiente para a identificação do melhor estilo de liderança e pode contribuir significativamente para a melhoria das atividades da instituição em questão. Produto Técnico/Tecnológico: Para tornar essa contribuição real, o principal produto entregue foi um método que permita uma estruturação racional e transparente do processo de tomada de decisão, permitindo a identificação do melhor estilo de liderança de forma objetiva e baseada em critérios científicos. O método pode ser utilizado por outras instituições que desejam hierarquizar estilos de liderança e promover uma gestão eficaz e eficiente em diferentes contextos organizacionais. Impacto Econômico/ Social/Acadêmico: O impacto econômico deste estudo é indireto, uma vez que a implementação do estilo de liderança mais adequado pode levar a melhorias nos processos e eficiência organizacional da instituição, o que pode levar a um uso mais eficiente dos recursos disponíveis. O impacto social pode ser positivo, já que uma liderança mais adequada pode contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para os colaboradores, além de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição. O impacto acadêmico é também positivo, pois a escolha de um estilo de liderança mais adequado pode contribuir para um ambiente acadêmico mais produtivo e colaborativo, e pode contribuir para melhorar a qualidade do ensino e pesquisa da instituição. Limitações da Pesquisa: Por fim, um dos pontos que podem influenciar os resultados do trabalho está ligado ao uso de informações fornecidos pela instituição em estudo. Além disso, o estudo pode ser limitado pelo tamanho da amostra de especialistas envolvidos no processo de decisão em grupo, o que pode afetar a representatividade e a validade dos resultados | - |
Descrição: dc.description | Objective: Public organizations, due to their pluralistic nature, represent additional challenges for leaders who need to negotiate with multiple stakeholders. In this sense, the objective of this study is to identify the best leadership style for public managers, considering the characteristics and particularities of a certain educational institution, to positively influence team performance and promote a healthy organizational environment. Method/Methodology/Research Approach: In order to achieve this objective, a search for related studies was conducted to identify reference works. As a way of validating the scientific study, the research methodology used for the development of this work was the method proposed by Thomas L. Saaty. Based on this methodology, it became possible to evaluate the feasibility of the developed tool as a decision support resource in an educational institution. Originality/Value: The relevance of leadership in public organizations is significant, considering the peculiarities of the pluralistic environment in which public leaders operate, as well as the impact of organizational climate on organizational performance. The application of the method is an innovative and efficient approach to identifying the best leadership style and can contribute significantly to improving the activities of the institution in question. Technical/Technological Product: To make this contribution real, the main delivered product was a method that allows a rational and transparent structuring of the decision-making process, enabling the identification of the best leadership style in an objective and scientifically based way. The method can be used by other institutions that wish to rank leadership styles and promote effective and efficient management in different organizational contexts. Economic/Social/Academic Impact: The economic impact of this study is indirect, as the implementation of the most suitable leadership style can lead to improvements in the organization's processes and efficiency, which can result in more efficient use of available resources. The social impact can be positive, as more suitable leadership can contribute to a healthier and more productive work environment for employees, as well as improving the quality of services offered by the institution. The academic impact is also positive, as the choice of a more suitable leadership style can contribute to a more productive and collaborative academic environment and can improve the quality of teaching and research at the institution. Limitations of the Research: Finally, one of the factors that may influence the results of the work is related to the use of information provided by the institution under study. In addition, the study may be limited by the sample size of experts involved in the group decision-making process, which may affect the representativeness and validity of the results | - |
Descrição: dc.description | 101 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança | - |
Palavras-chave: dc.subject | AHP | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de Análise Hierárquica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public administration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leadership | - |
Palavras-chave: dc.subject | AHP | - |
Título: dc.title | Perfil de liderança corporativa em uma instituição pública de ensino: proposta de seleção por auxílio multicritério à decisão | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: