
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Brito, Monique Araújo de Medeiros | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3833037612488330 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Guilhon, Flávio Lopes | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0054922745686244 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Moreira, Mariana de Castro | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3845822942108462 | - |
| Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6506837956784101 | - |
| Autor(es): dc.creator | Queiroz, Izabella | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/37830 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055868 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo pensar algumas das possíveis maneiras para resistirmos e fazermos oposição, enquanto trabalhadoras da saúde e usuárias do SUS, ao avanço da contrarreforma psiquiátrica que assola as políticas de saúde nos últimos 10 anos no Brasil. Para isso, alcei a analisador e produtor de conhecimento, o registro feito em diários de campo das minhas experiências como estagiária na Rede de Atenção Psicossocial de Rio das Ostras/RJ, durante os dois anos de estágio obrigatório. Nesse contexto, foi possível mapear alguns obstáculos colocados pela contrarreforma ao avanço do trabalho de cuidado preconizado pela Reforma Psiquiátrica, além de algumas pistas que podem nos guiar tanto no sentido de resistirmos aos avanços da contrarreforma e às pedras no caminho colocadas por ela, quanto no sentido de imprimirmos um sentido contrário ao processo de contrarreforma psiquiátrica. A cartografia foi utilizada como metodologia e, a partir das possibilidades que ela abre para a produção científica, procurei produzir uma escrita bastante pessoal, aterrada e política. | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this paper is to explore some of the possible strategies we, as healthcare workers and users of the Brazilian Unified Health System (known as SUS), can resist and oppose the advance of the psychiatric counter-reform that has been affecting health policies in Brazil over the past 10 years. To achieve this, I used the records made in field diaries of my experiences as an intern in the Psychosocial Care Network of Rio das Ostras/RJ, during the two years of mandatory internship, as both an analyzer and producer of knowledge. It was possible to map some of the obstacles imposed by the counter-reform to the advancement of the care work advocated by the Psychiatric Reform, as well as some clues that could guide us both in resisting the progress of the counter-reform and the barriers it places in our way, and in opposing the psychiatric counter-reform process. Cartography was used as the methodology, and drawing on the possibilities it opens for scientific production, I sought to produce a personal, grounded, and political writing. | - |
| Descrição: dc.description | 41 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Open Access | - |
| Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rede de Atenção Psicossocial | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estágio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SUS | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contrarreforma psiquiátrica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política de Saúde Mental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rio das Ostras (RJ) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reforma Psiquiátrica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychiatric counter-reform | - |
| Palavras-chave: dc.subject | SUS | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychosocial Care Network | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internship | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social psychology | - |
| Título: dc.title | A sensibilidade é o nosso feitiço: pistas para resistirmos ao avanço da contrarreforma psiquiátrica no Brasil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: