Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Ricardo Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Kaseker, Mônica Panis | - |
Autor(es): dc.contributor | El Kadri, Michele Salles | - |
Autor(es): dc.contributor | Amaral, Wagner Roberto do | - |
Autor(es): dc.creator | Sabino, Jaqueline de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:05:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:05:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18831 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055274 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa tem por finalidade ouvir profissionais indígenas acerca de suas formações acadêmicas nos cursos de Geografia pelas universidades estaduais do Paraná, suas compreensões no que tange às possibilidades e os limites no desenvolvimento de um ensino de Geografia intercultural que possa tornar a escola indígena um espaço de apropriação dos conhecimentos científicos e ancestrais. Este trabalho se orienta pela emergência de professores indígenas egressos dos cursos de Geografia os quais passam a atuar nas escolas indígenas, ofício até então realizado por professores não indígenas no Brasil. Por coerência, a autoria desta dissertação é de uma pesquisadora Kaingang professora de Geografia, o que possibilitou um olhar mais sintonizado com as realidades e sentidos de uma geografia intercultural que dialoga com as realidades dos territórios indígenas. A pesquisa foi realizada por meio da revisão bibliográfica, de levantamento documental e de pesquisa de campo através de entrevistas. Estimo que as discussões aqui levantadas possam colaborar teoricamente tornando-se um referencial para novas pesquisas que envolvam esta temática. | - |
Descrição: dc.description | La presente investigación tiene como objetivo escuchar a profesionales indígenas acerca de sus formaciones académicas en los cursos de Geografía de las universidades estatales de Paraná, sus comprensiones en cuanto a las posibilidades y los límites en el desarrollo de una enseñanza de Geografía intercultural que pueda convertir a la escuela indígena en un espacio de apropiación de los conocimientos científicos y ancestrales. Este trabajo se orienta por la emergencia de profesores indígenas egresados de los cursos de Geografía que pasan a actuar en las escuelas indígenas, labor hasta entonces realizado por profesores no indígenas en Brasil. Por coherencia, la autoría de esta disertación es de una investigadora Kaingang, profesora de Geografía, lo que permitió una mirada más sintonizada con las realidades y sentidos de una geografía intercultural que dialoga con las realidades de los territorios indígenas. La investigación se realizó mediante la revisión bibliográfica, el levantamiento documental y la investigación de campo a través de entrevistas. Estimo que las discusiones aquí planteadas puedan colaborar teóricamente convirtiéndose en un referencial para nuevas investigaciones que involucren esta temática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Educação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação escolar indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação superior indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enseñanza de Geografía | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación escolar indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores indígenas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formación de profesores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografía indígena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educación superior indígena | - |
Título: dc.title | Professores indígenas de geografia: limites e potencialidades acerca de suas formações acadêmicas e o desenvolvimento de uma geografia intercultural. | - |
Título: dc.title | Docentes de geografía indígena: límites y potencialidades respecto de su formación académica y el desarrollo de una geografía intercultural. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: