Professores indígenas de geografia: limites e potencialidades acerca de suas formações acadêmicas e o desenvolvimento de uma geografia intercultural.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Ricardo Lopes-
Autor(es): dc.contributorKaseker, Mônica Panis-
Autor(es): dc.contributorEl Kadri, Michele Salles-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Wagner Roberto do-
Autor(es): dc.creatorSabino, Jaqueline de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:05:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:05:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18831-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055274-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa tem por finalidade ouvir profissionais indígenas acerca de suas formações acadêmicas nos cursos de Geografia pelas universidades estaduais do Paraná, suas compreensões no que tange às possibilidades e os limites no desenvolvimento de um ensino de Geografia intercultural que possa tornar a escola indígena um espaço de apropriação dos conhecimentos científicos e ancestrais. Este trabalho se orienta pela emergência de professores indígenas egressos dos cursos de Geografia os quais passam a atuar nas escolas indígenas, ofício até então realizado por professores não indígenas no Brasil. Por coerência, a autoria desta dissertação é de uma pesquisadora Kaingang professora de Geografia, o que possibilitou um olhar mais sintonizado com as realidades e sentidos de uma geografia intercultural que dialoga com as realidades dos territórios indígenas. A pesquisa foi realizada por meio da revisão bibliográfica, de levantamento documental e de pesquisa de campo através de entrevistas. Estimo que as discussões aqui levantadas possam colaborar teoricamente tornando-se um referencial para novas pesquisas que envolvam esta temática.-
Descrição: dc.descriptionLa presente investigación tiene como objetivo escuchar a profesionales indígenas acerca de sus formaciones académicas en los cursos de Geografía de las universidades estatales de Paraná, sus comprensiones en cuanto a las posibilidades y los límites en el desarrollo de una enseñanza de Geografía intercultural que pueda convertir a la escuela indígena en un espacio de apropiación de los conocimientos científicos y ancestrales. Este trabajo se orienta por la emergencia de profesores indígenas egresados de los cursos de Geografía que pasan a actuar en las escuelas indígenas, labor hasta entonces realizado por profesores no indígenas en Brasil. Por coherencia, la autoría de esta disertación es de una investigadora Kaingang, profesora de Geografía, lo que permitió una mirada más sintonizada con las realidades y sentidos de una geografía intercultural que dialoga con las realidades de los territorios indígenas. La investigación se realizó mediante la revisión bibliográfica, el levantamiento documental y la investigación de campo a través de entrevistas. Estimo que las discusiones aquí planteadas puedan colaborar teóricamente convirtiéndose en un referencial para nuevas investigaciones que involucren esta temática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Educação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação escolar indígena-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores indígenas-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia indígena-
Palavras-chave: dc.subjectEducação superior indígena-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEnseñanza de Geografía-
Palavras-chave: dc.subjectEducación escolar indígena-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores indígenas-
Palavras-chave: dc.subjectFormación de profesores-
Palavras-chave: dc.subjectGeografía indígena-
Palavras-chave: dc.subjectEducación superior indígena-
Título: dc.titleProfessores indígenas de geografia: limites e potencialidades acerca de suas formações acadêmicas e o desenvolvimento de uma geografia intercultural.-
Título: dc.titleDocentes de geografía indígena: límites y potencialidades respecto de su formación académica y el desarrollo de una geografía intercultural.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.