Atividade Objetal-Manipulatória: um olhar para as práticas pedagógicas com crianças pequenas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMagalhães, Cassiana-
Autor(es): dc.contributorPeroza, Marilúcia Antônia de Resende-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Francismara Neves de-
Autor(es): dc.creatorBorges, Débora Fontana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:05:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:05:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18883-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055267-
Descrição: dc.descriptionA presente pesquisa teve como objeto de estudo a Atividade Objetal-Manipulatória, considerada atividade-guia do período da Primeira Infância à luz da Teoria Histórico- Cultural (THC). Para tanto, foi estabelecido como questionamento: como a compreensão da Atividade Objetal-Manipulatória pode orientar a prática pedagógica com crianças entre 2 e 3 anos? A pesquisa delineou como objetivo geral: analisar como a prática pedagógica, organizada a partir da Atividade Objetal-Manipulatória, pode contribuir para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças pequenas. E os objetivos específicos foram: a) Caracterizar o período da Primeira Infância na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; b) Discutir quais as condições necessárias para o desenvolvimento da Atividade Objetal-Manipulatória com crianças entre 2 e 3 anos; c) Desvelar implicações pedagógicas para o trabalho com as crianças pequenas. A metodologia foi realizada primeiramente por meio de um levantamento bibliográfico, seguida por estudo acerca do desenvolvimento infantil fundamentado na Teoria Histórico-Cultural e, ainda, uma pesquisa-intervenção com crianças entre 2 e 3 anos de idade matriculadas em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado em município do norte do Paraná. Foram realizadas dez sessões com propostas pedagógicas organizadas a partir da atividade-guia do período da Primeira Infância. As propostas aconteceram duas vezes por semana, com duração de aproximadamente uma hora cada, entre os meses de abril e maio de 2024. Os dados foram registrados no diário de campo da pesquisadora e, ainda, por meio de fotografias, posteriormente transformados em episódios e analisados à luz da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados confirmaram o que a teoria indica: é possível promover a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças pequenas por meio das práticas pedagógicas organizadas intencionalmente. Os dados revelaram que a organização do espaço e a ação intencional do adulto/pesquisador contribuíram para a ampliação da linguagem das crianças, o reconhecimento da função social de diferentes objetos e, ainda, corroboraram o desenvolvimento da percepção e da atenção, tão importantes nesse período da vida. Espera-se com a pesquisa subsidiar as práticas pedagógicas dos professores com as crianças pequenas.-
Descrição: dc.descriptionThis study focused on Object-Manipulative Activity as its central object of investigation, considered a guiding activity of the Early Childhood period. To this end, the following question was established: How can an understanding of Object-Manipulative Activity guide pedagogical practice with children aged 2 to 3? The research outlined its general objective as follows: to analyze how pedagogical practices centered on the Object- Manipulative Activity contribute to the learning and development process of Young children in Early Childhood Education. The specific objectives were: a) to characterize the Early Childhood period from the perspective of Historical-Cultural Theory; b) to discuss the necessary conditions for the development of the Object-Manipulative Activity with children between 2 and 3 years of age; c) to identify pedagogical implications of engaging with young children. The methodology included a bibliographic survey, followed by a study on child development based on Historical- Cultural Theory, and an intervention study with children aged 2 to 3 enrolled in a Municipal Early Childhood Education Center, located in northern Paraná. Ten sessions were conducted with pedagogical proposals organized around the guiding activity of the Early Childhood period. These sessions took place twice a week, lasting approximately one hour each, between the months of April and May 2024. Data were recorded in the researcher's field diary and through photographs, later transformed into episodes and analyzed through the lens of Historical-Cultural Theory. The results confirmed what the theory proposes: it is possible to promote the learning and development of young children through intentionally organized pedagogical practices. The data revealed that the organization of space and the intentional action of the adult/researcher contributed to the expansion of children's language, the recognition of the social function of different objects, as well as the development of perception and attention, which are essential at this stage of life. It is expected that the research will support teachers’ pedagogical practices with young children.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Educação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Histórico-Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectAtividade Objetal-Manipulatória-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectPrimeira Infância-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-Cultural Theory-
Palavras-chave: dc.subjectObject-Manipulative Activity-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Practice-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood-
Palavras-chave: dc.subjectEarly childhood education-
Palavras-chave: dc.subjectChildhood-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleAtividade Objetal-Manipulatória: um olhar para as práticas pedagógicas com crianças pequenas-
Título: dc.titleObject-Manipulative Activity: a look at pedagogical practices with young children-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.