Uma abordagem ator-rede acerca da implementação de um experimento no ensino de física

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorArruda, Sergio de Mello-
Autor(es): dc.contributorCôrrea, Hugo Emmanuel da Rosa-
Autor(es): dc.contributorFejolo, Thomas Barbosa-
Autor(es): dc.contributorLima, João Paulo Camargo-
Autor(es): dc.contributorPassos, Marinez Meneghello-
Autor(es): dc.creatorCosta, Thiago Queiroz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:05:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:05:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2025-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18525-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055258-
Descrição: dc.descriptionA presente investigação se insere na problematização de um experimento no ensino de Física. Para isso, assume a Teoria Ator-Rede (ANT), de Bruno Latour, como uma via teórico-metodológica alinhada à pesquisa em Educação em Ciências, sobretudo por compreender os objetos como atores completos. Assim, buscou compreender como os atores humanos e não humanos se associaram no processo de construção e uso de um experimento didático de Física e quais são os efeitos dessa associação no ensino em dois contextos particulares: o Ensino Médio e um curso de Licenciatura em Física. Para cumprir tal objetivo, o pesquisador se propôs a investigar a sua própria prática docente. Assim, ao participar da agência da ANT, como um híbrido entre teoria, método e objeto de pesquisa, permitiu-se inserir nas redes e descrever as associações a partir dos ambientes em que as atividades se efetivaram. Dessa forma, os dados coletados se referem, principalmente, às transcrições das conversas entre o pesquisador e outros actantes, complementadas por documentos pessoais do investigador, o que permitiu melhor caracterizar as situações a partir da perspectiva de um agente que participou delas. Aliado a isso, a apresentação dos dados ocorreu de forma descritiva dentro de uma estrutura narrativa, buscando-se descrever, cronologicamente, a construção das redes e as negociações realizadas a partir da perspectiva dos próprios atores, evidenciando as linguagens e os conceitos por eles utilizados. Mediante essa trilha investigativa, o repertório da mediação técnica revelou o caráter simétrico dos processos educativos analisados, pois uma variedade de entidades sociais e naturais entraram em cena, mesclando-se constantemente, resultando na formação de um híbrido, denominado de “professor-experimento”. Ao acompanhar a atuação desse actante, por meio da análise de suas performances, foi possível evidenciar que elas buscavam corporificar e apresentar evidências coletivas a respeito do fenômeno conhecido como efeito fotovoltaico. Ademais, no contexto da licenciatura em Física, as performances buscavam estimular, majoritariamente, o emprego de experimentos com materiais alternativos e/ou de baixo custo na Educação Básica. Assim, direcionar um olhar analítico para práticas experimentais nos contextos do ensino de Física a partir da abordagem da Teoria Ator-Rede forneceu pistas sobre como vislumbrar uma educação menos antropocêntrica, viabilizando uma compreensão mais profunda da relação humano/não humano enquanto aspecto central desses processos educativos-
Descrição: dc.descriptionThe present investigation is inserted in the problematization of an experiment in Physics Teaching. For this, it assumes Bruno Latour's Actor-Network Theory (ANT) as a theoretical and methodological path aligned with research in Science Education, especially by understanding objects as complete actors. Thus, it sought to understand how human and non-human actors were associated in the process of construction and use of a Physics didactic experiment and what are the effects of this association on teaching in two particular contexts: High School and a Physics Licentiate Degree course. To accomplish this goal, the researcher set out to investigate his own teaching practice. Thus, by participating in the ANT agency, as a hybrid between theory, method, and research object, he was able to insert himself into the networks and describe the associations from the environments in which the activities took place. Thus, the data collected refer mainly to the transcripts of conversations between the researcher and other actors, complemented by the personal documents of the investigator, which allowed us to better characterize the situations from the perspective of an agent who participated in them. Allied with this, the presentation of the data occurred descriptively within a narrative structure, seeking to describe chronologically the construction of networks and the negotiations carried out from the perspective of the actors themselves, highlighting the languages and concepts used by them. Through this investigative path, the repertoire of technical mediation revealed the symmetrical character of the analyzed educational processes, as a variety of social and natural entities came into play, constantly merging, resulting in the formation of a hybrid, called "teacher-experiment". By following the performance of this actor, through the analysis of his performances, it was possible to evidence that they sought to embody and present collective evidence about the phenomenon known as the photovoltaic effect. Moreover, in the context of the Physics Licentiate Degree course, the performances sought to stimulate, mostly, the use of experiments with alternative and/or low-cost materials in Basic Education. Thus, directing an analytical look at experimental practices in the context of Physics Teaching from the approach of Actor-Network Theory provided clues about how to glimpse a less anthropocentric education, enabling a deeper understanding of the relation human/non-human relationship as a central aspect in these educational processes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Ator-Rede-
Palavras-chave: dc.subjectMediação técnica-
Palavras-chave: dc.subjectExperimento-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura - Física-
Palavras-chave: dc.subjectPrática docente-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectActor-Network Theory-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical mediation-
Palavras-chave: dc.subjectExperiment-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics Teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPerformance-
Palavras-chave: dc.subjectPhysical - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectHigh school-
Palavras-chave: dc.subjectBachelor's Degree - Physics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching practice-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Título: dc.titleUma abordagem ator-rede acerca da implementação de um experimento no ensino de física-
Título: dc.titleAn actor-network approach to the implementation of an experiment in physics teaching-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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