Africanidades e identidade cultural na escola: noções sociais de crianças em contexto de oficinas interculturais – konstruson di mi pabia di nos.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorReis, Leandro Augusto dos-
Autor(es): dc.contributorSouza, Ângela Maria de-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Francismara Neves de-
Autor(es): dc.creatorTavares, Yacine Henriques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:05:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:05:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-27-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18830-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055250-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo analisar a noção social de africanidades, por meio de noções sociais de crianças da educação infantil e do ensino fundamental. Optou-se por uma abordagem qualitativa, descritivo-interpretativa, com base na Epistemologia Genética de Jean Piaget (1896-1980) para entender os processos de construção do conhecimento social, orientada pelos princípios da Educação Intercultural, às perguntas que nortearam o nosso estudo foram: como as crianças da educação infantil e do ensino fundamental significam africanidades por meio de elementos geradores? 2) Quais relações de identidade cultural são identificadas nas significações das crianças? A coleta de dados ocorreu em um colégio estadual em Londrina, com alunos de 4 a 5 anos na educação infantil e de 9 a 11 anos no ensino fundamental. Utilizaram-se rodas de conversa, denominadas djumbai, baseadas nos princípios do método clínico crítico piagetiano. Jogos e canções da cultura africana foram selecionados como elementos geradores de significações em oficinas interculturais. Com este estudo, espera-se aprofundar o entendimento sobre o conhecimento social relacionado à cultura africana no contexto escolar, contribuindo para outros estudos e para o ensino da história e das culturas africanas nas escolas. O contato com outras culturas promove interações ricas, possibilitando a compreensão além de concepções estereotipadas. Portanto, é essencial criar oportunidades de ensino-aprendizagem que valorizem as interações culturais em diversos contextos, permitindo que os indivíduos desenvolvam uma compreensão mais complexa de si mesmos e do mundo, promovendo respeito e convivência com a diversidade.-
Descrição: dc.descriptionThis research aimed to analyze the social notion of "africanities" through the social notions of children in early childhood and elementary education. A qualitative, descriptive-interpretative approach was chosen, based on Jean Piaget's (1896-1980) Genetic Epistemology, to understand the processes of constructing social knowledge, guided by the principles of Intercultural Education. The questions that guided our study were: 1) How do children in early childhood and elementary education interpret africanities through generating elements? 2) What cultural identity relations are identified in the children's interpretations? Data collection took place at a state school in Londrina, with students aged 4 to 5 in early childhood education and 9 to 11 in elementary education. Conversations, called "djumbai," were used, based on the principles of Piagetian critical clinical method. Games and songs from African culture were selected as generating elements of interpretations in intercultural workshops. With this study, it is expected to deepen the understanding of social knowledge related to African culture in the school context, contributing to further studies and to the teaching of African history and cultures in schools. Contact with other cultures promotes rich interactions, enabling understanding beyond stereotypical conceptions. Therefore, it is essential to create teaching-learning opportunities that value cultural interactions in various contexts, allowing individuals to develop a more complex understanding of themselves and the world, promoting respect and coexistence with diversity.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Educação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento social-
Palavras-chave: dc.subjectAfricanidades-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturalidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectComunicação intercultural-
Palavras-chave: dc.subjectCultura africana-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectDiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectRespeito ao diferente-
Palavras-chave: dc.subjectConvivência-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectSocial knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectAfricanities-
Palavras-chave: dc.subjectInterculturality-
Palavras-chave: dc.subjectEarly Childhood Education-
Palavras-chave: dc.subjectElementary Education-
Palavras-chave: dc.subjectIntercultural communication-
Palavras-chave: dc.subjectAfrican culture-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectDiversity-
Palavras-chave: dc.subjectRespect for differences-
Palavras-chave: dc.subjectCoexistence-
Título: dc.titleAfricanidades e identidade cultural na escola: noções sociais de crianças em contexto de oficinas interculturais – konstruson di mi pabia di nos.-
Título: dc.titleAfricanities and Cultural Identity in School: children's Social Notions in the Context of Intercultural Workshops- konstruson di mi pabia di nos.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.