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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Borges, Maria Isabel | - |
Autor(es): dc.contributor | Queluz, Maria Lopes Pinheiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Claudia Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Amanda Carolina Pereira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:05:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:05:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18873 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055249 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho é sobre as tiras Os Fradinhos, de Henfil, produzidas durante a ditadura militar brasileira. O objetivo principal é caracterizar o humor ácido nas tiras publicadas entre 1971 e 1980. O objeto de estudo faz parte da revista Fradim, em quinze números: 1, 2, 3, 8, 11, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 25, 30, 31. Os Fradinhos são dois frades dominicanos, chamados Baixim e Cumprido, que possuem características físicas e personalidades opostas. A tira cômica consiste em um gênero discursivo cuja característica principal é a construção de uma expectativa, que é rompida, gerando o efeito humorístico (Ramos, 2011; 2012; 2017). As bases teóricas principais são: Cagnin (2014), Acevedo (1990) e Ramos (2012), para o estudo da linguagem dos quadrinhos. Para compreender o humor, foram considerados: Bergson (2018), Propp (1992), Ramos (2011), Eagleton (2020) e Travaglia (1989a; 1989b; 1990; 1991; 1995). O trabalho se divide em quatro etapas: contextualização sócio-histórica; análise do funcionamento dos recursos da linguagem dos quadrinhos nas tiras cômicas; compreensão das características gerais do humor, identificando especificidades do humor ácido; estabelecer a concepção do humor ácido, conforme Magalhães (2008; 2010) e verificar a manifestação do humor ácido, em conexão com a linguagem dos quadrinhos. Entre as estratégias identificadas para a acidez do humor nas tiras cômicas, destacam-se a humilhação, intimidação, sadismo e ridicularização, mostradas a partir de temáticas potencialmente ácidas e a revelação das verdades que a sociedade busca mascarar, como preconceitos, hipocrisia e corrupção. Além disso, a representação de tipos humanos contribui para a construção do cômico-ácido, sendo mulheres, negros (ricos, pobres), jogadores de futebol e homens ricos. Tais estratégias são construídas por meio da linguagem dos quadrinhos, confirmando sua autonomia para contar histórias e produzir sentidos. | - |
Descrição: dc.description | This work is about Henfil’s strips Os Fradinhos, produced during the Brazilian military dictatorship. The main objective is to characterize the acid humor in the strips published between 1971 and 1980. The object of study is part of the magazine Fradim, in fifteen issues: 1, 2, 3, 8, 11, 13, 14, 15, 16, 17, 19, 20, 25, 30, 31. The Fradinhos are two Dominican friars, called Baixim and Cumprido, who have opposite physical characteristics and personalities. The comic strip consists of a discursive genre whose main characteristic is the construction of an expectation, which is broken, generating the humorous effect (Ramos, 2011; 2012; 2017). The main theoretical bases are: Cagnin (2014), Acevedo (1990) and Ramos (2011; 2012; 2017), for the study of the language of comics. To understand humor, we considered Bergson (2018), Propp (1992), Ramos (2011), Eagleton (2020) and Travaglia (1989a; 1989b; 1990; 1991; 1995). The work is divided into four stages: socio-historical contextualization; analysis of the functioning of the language resources of comics in comic strips; understanding the general characteristics of humor, identifying specificities of acid humor; establishing the conception of acid humor, according to Magalhães (2008; 2010) and verifying the manifestation of acid humor in connection with the language of comics. Among the strategies identified for acid humor in comic strips, humiliation, intimidation, sadism and ridicule stand out, shown through potentially acid themes and the revelation of truths that society seeks to mask, such as prejudice, hypocrisy and corruption. In addition, the representation of human types contributes to the construction of the comic-acid, including women, blacks (rich, poor), soccer players and rich men. These strategies are constructed through the language of comics, confirming their autonomy to tell stories and produce meaning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humor ácido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Henfil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Os Fradinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tiras cômicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gênero discursivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acid humor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic strips | - |
Palavras-chave: dc.subject | Henfil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Os Fradinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discursive genres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Humor | - |
Título: dc.title | Humor a qualquer preço : uma análise do cômico ácido nas tiras os fradinhos de Henfil | - |
Título: dc.title | Humor at any price : an analysis of the acid comic in Henfil’s os fradinhos strips | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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