Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Ana Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pizarro, Daniella Camara | - |
Autor(es): dc.contributor | Aleixo, Diana Vilas Boas Souto | - |
Autor(es): dc.contributor | Molina, Letícia Gorri | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Izângela Maria Sansoni Tonello de | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Marcos Antônio de | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Priscila Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:05:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:05:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18809 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055246 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa resgata o discurso dos gestores de arquivos das universidades federais brasileiras sobre a Gestão de Riscos, utilizando a metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), fundamentada na Teoria das Representações Sociais. O estudo busca evidenciar o DSC como metodologia eficaz para compreender as Representações Sociais dos gestores em relação à Gestão de Riscos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa e aplicada, baseada em pesquisa documental, estudo de caso múltiplo, entrevistas semiestruturadas e observação direta, sendo o DSC empregado para o tratamento e análise dos dados. Os resultados evidenciam o reconhecimento da importância da Gestão de Riscos por parte dos profissionais responsáveis pelos arquivos. No entanto, a aplicação prática dos planos de gestão enfrenta desafios, como a escassez de pessoal, a falta de valorização dos arquivos e os cortes orçamentários nas universidades. Diante desse cenário, os gestores buscam sensibilizar a administração superior e os usuários por meio de ações de difusão, visando ao reconhecimento e à valorização dos acervos, cuja preservação é essencial para a memória institucional e o acesso à informação. A partir da metodologia do DSC, foi possível demonstrar a visão dos gestores dos arquivos universitários federais quanto às atividades que desempenham no âmbito da Gestão de Riscos. Com isso, validou-se a contribuição teórico-metodológica do DSC para resgatar as Representações Sociais e revelar o pensamento coletivo por meio da discursividade. | - |
Descrição: dc.description | This research rescues the discourse of archive managers at Brazilian federal universities regarding Risk Management, using the Collective Subject Discourse (CSD) methodology, based on the Theory of Social Representations. The study seeks to highlight CSD as an effective methodology for understanding these managers' Social Representations regarding Risk Management. Methodologically, this is a descriptive, qualitative, and applied research study, based on documentary research, a multiple case study, semi-structured interviews, and direct observation, with CSD employed for data processing and analysis. The results highlight the recognition of the importance of Risk Management by professionals responsible for archives. However, the practical implementation of management plans faces challenges, such as staff shortages, lack of recognition of archives, and budget cuts in universities. In this scenario, managers seek to raise awareness among senior administration and users through dissemination actions, aiming for the recognition and appreciation of collections, whose preservation is essential for institutional memory and access to information. Through the CSD methodology, it was possible to demonstrate the perspective of federal university archive managers regarding the activities they perform in the context of Risk Management. Thus, the theoretical and methodological contribution of CSD was validated in rescuing Social Representations and revealing collective thought through discourse. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso do Sujeito Coletivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representações Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão de Riscos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquivos universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestores de arquivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) - Metodologia de pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discursos de arquivistas - Universidades Federais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collective Subject Discourse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social Representations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Risk management | - |
Palavras-chave: dc.subject | University archives | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archive managers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collective Subject Discourse (CSD) - Research methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archivists' speeches - Federal Universities | - |
Título: dc.title | Representações sociais expressas nos discursos de arquivistas acerca do gerenciamento de riscos nos arquivos das universidades federais brasileiras. | - |
Título: dc.title | Social representations expressed in the discourse of archivists about risk management in the archives of brazilian federal universities. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: