Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Pamela Emanueli Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, João Ricardo Viola dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Malaquias, Milene Aparecida | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Miguel Dancini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:05:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:05:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18905 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055216 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como objetivo investigar a autoavaliação e suas práticas no contexto escolar, buscando uma sua caracterização. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo, fundamentando-se em uma análise documental de dissertações, teses e artigos científicos que abordam direta ou indiretamente o tema. Como objetivos específicos, buscou-se responder o que é a autoavaliação, como ela ocorre, quais são as práticas associadas e os instrumentos avaliativos que a oportunizam. A metáfora do espelho é adotada como fio condutor da reflexão, a partir da análise realizada infere-se que a autoavaliação é um processo que envolve a ação de refletir e julgar criticamente as próprias ações, conhecimentos e habilidades, de forma metacognitiva, envolvendo a tomada de consciência do próprio aprendizado e desenvolvimento — ainda que, por vezes, através de imagens distorcidas, como em um espelho côncavo ou convexo. Foram identificadas práticas relevantes, como o uso de portfólios, feedbacks, atividades autorreflexivas e instrumentos de avaliação compartilhada (como o PSA – Peer and Self Assessment), as quais favorecem o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem, a autonomia do estudante e sua reflexão crítica. A diversidade de instrumentos e estratégias identificadas reforça que a autoavaliação pode ser intencionada e planejada de acordo com objetivos pedagógicos e contextos específicos, tornando-se uma poderosa aliada no processo de ensino-aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | This research aims to investigate self-assessment and its practices in the school context, seeking to characterize it. The research adopts a qualitative and exploratory-descriptive approach, based on a documentary analysis of dissertations, theses and scientific articles that directly or indirectly address the topic. As specific objectives, we sought to answer what self-assessment is, how it occurs, what are the associated practices and the assessment instruments that enable it. The metaphor of the looking glass is adopted as a guiding thread for the reflection. Based on the analysis carried out, it can be inferred that self-assessment is a process that involves the action of reflecting and critically judging one's own actions, knowledge and skills, in a metacognitive way, involving the awareness of one's own learning and development - even if, at times, through distorted images, as in a concave or convex looking glass. Relevant practices were identified, such as the use of portfolios, feedback, self-reflective activities and shared assessment instruments (such as PSA – Peer and Self Assessment), which favor the development of self-regulated learning, student autonomy and critical reflection. The diversity of instruments and strategies identified reinforces that self-assessment can be intended and planned according to pedagogical objectives and specific contexts, becoming a powerful ally in the teaching-learning process | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autoavaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação formativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autorregulação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formative assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-regulation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Self-evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Título: dc.title | Autoavaliação: a avaliação através do espelho | - |
Título: dc.title | Self-assessment: the assessment through the looking-glass | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: