Autoavaliação: a avaliação através do espelho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Pamela Emanueli Alves-
Autor(es): dc.contributorSantos, João Ricardo Viola dos-
Autor(es): dc.contributorMalaquias, Milene Aparecida-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Miguel Dancini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:05:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:05:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-30-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-31-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18905-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055216-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo investigar a autoavaliação e suas práticas no contexto escolar, buscando uma sua caracterização. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo, fundamentando-se em uma análise documental de dissertações, teses e artigos científicos que abordam direta ou indiretamente o tema. Como objetivos específicos, buscou-se responder o que é a autoavaliação, como ela ocorre, quais são as práticas associadas e os instrumentos avaliativos que a oportunizam. A metáfora do espelho é adotada como fio condutor da reflexão, a partir da análise realizada infere-se que a autoavaliação é um processo que envolve a ação de refletir e julgar criticamente as próprias ações, conhecimentos e habilidades, de forma metacognitiva, envolvendo a tomada de consciência do próprio aprendizado e desenvolvimento — ainda que, por vezes, através de imagens distorcidas, como em um espelho côncavo ou convexo. Foram identificadas práticas relevantes, como o uso de portfólios, feedbacks, atividades autorreflexivas e instrumentos de avaliação compartilhada (como o PSA – Peer and Self Assessment), as quais favorecem o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem, a autonomia do estudante e sua reflexão crítica. A diversidade de instrumentos e estratégias identificadas reforça que a autoavaliação pode ser intencionada e planejada de acordo com objetivos pedagógicos e contextos específicos, tornando-se uma poderosa aliada no processo de ensino-aprendizagem-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to investigate self-assessment and its practices in the school context, seeking to characterize it. The research adopts a qualitative and exploratory-descriptive approach, based on a documentary analysis of dissertations, theses and scientific articles that directly or indirectly address the topic. As specific objectives, we sought to answer what self-assessment is, how it occurs, what are the associated practices and the assessment instruments that enable it. The metaphor of the looking glass is adopted as a guiding thread for the reflection. Based on the analysis carried out, it can be inferred that self-assessment is a process that involves the action of reflecting and critically judging one's own actions, knowledge and skills, in a metacognitive way, involving the awareness of one's own learning and development - even if, at times, through distorted images, as in a concave or convex looking glass. Relevant practices were identified, such as the use of portfolios, feedback, self-reflective activities and shared assessment instruments (such as PSA – Peer and Self Assessment), which favor the development of self-regulated learning, student autonomy and critical reflection. The diversity of instruments and strategies identified reinforces that self-assessment can be intended and planned according to pedagogical objectives and specific contexts, becoming a powerful ally in the teaching-learning process-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAutoavaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação formativa-
Palavras-chave: dc.subjectAutorregulação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-assessment-
Palavras-chave: dc.subjectFormative assessment-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-regulation-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleAutoavaliação: a avaliação através do espelho-
Título: dc.titleSelf-assessment: the assessment through the looking-glass-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.