Efeitos do enriquecimento relacionado e não relacionado na resolução de problema em ratos (Rattus norvegicus)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves Filho, Hernando Borges-
Autor(es): dc.contributorMicheletto, Nilza-
Autor(es): dc.contributorGarcia-Mijares, Miriam-
Autor(es): dc.creatorLima, Amanda Lottermann de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:05:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:05:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18814-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055204-
Descrição: dc.descriptionA criatividade é um fenômeno natural complexo que, pela ótica analítico-comportamental, está associada a inovação e variação. É possível a investigação de diferentes variáveis, como processos comportamentais, que compõe a Criatividade utilizando modelos como a resolução de problema e recombinação de repertório. Para avaliar esse processo, foi proposto neste projeto a utilização do protocolo de Cavar-Escalar (CE), no qual o animal é ensinado a subir escadas até uma plataforma contendo alimento e cavar na maravalha da caixa em busca de alimento. No teste do CE, o animal foi colocado em uma câmara experimental dividida em duas por uma divisória semitransparente, que por sua vez contém uma passagem em sua base (abaixo do nível da maravalha) que conecta os dois espaços e dá acesso à câmara contendo a plataforma com alimento. A solução abrange cavar, cruzar a divisória, e subir na plataforma. O presente experimento consistiu em verificar a influência do enriquecimento ambiental da caixa viveiro em relação a caixa controle nos comportamentos pré-requisitos dos sujeitos em relação a tarefa que precisa ser realizada (cavar e escalar) e, por fim, na solução. O enriquecimento ambiental possibilitaria a emissão das respostas de cavar e escalar na própria caixa viveiro. A topografia e taxa de solução do problema foi comparada entre grupos e sexos. Obteve como resultado que o enriquecimento ambiental não se faz determinante de maneira simples e direta, mas apresentam influência no desenvolvimento de comportamentos, como na direcionalidade do comportamento como Soluções Recombinativas.-
Descrição: dc.descriptionCreativity is a complex natural phenomenon that, from a behavioral-analytical perspective, is associated with innovation and variation. It is possible to investigate different variables, such as behavioral processes, that constitute Creativity using models like problem-solving and interconnection of repertoires. To assess this process, this project proposed the use of the Dig-Climb (DC) protocol, in which the animal is taught to climb stairs to a platform containing food and to dig in the wood shavings inside the box in search of food. In the DC test, the animal was placed in an experimental chamber divided into two sections by a semi-transparent partition, which had a passage at its base (below the level of the wood shavings) connecting both spaces and providing access to the chamber containing the platform with food. The solution involved digging, crossing the partition, and climbing onto the platform. This experiment aimed to verify the influence of environmental enrichment in the housing box compared to the control box on the prerequisite behaviors required for the task (digging and climbing) and, ultimately, on problem-solving. Environmental enrichment was expected to facilitate the emission of digging and climbing responses within the housing box itself. The topography and rate of problem-solving were compared across groups and sexes. The results indicated that environmental enrichment is not a simple and direct determinant but does influence the development of behaviors, particularly in the directionality of behavior as Recombination Solutions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCB - Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Análise do Comportamento-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problema-
Palavras-chave: dc.subjectRecombinação de repertório-
Palavras-chave: dc.subjectCriatividade-
Palavras-chave: dc.subjectEnriquecimento ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Pós-graduação em Análise do Comportamento-
Palavras-chave: dc.subjectCaixa viveiro - Enriquecimento ambiental - Comportamentos pré-requisitos-
Palavras-chave: dc.subjectCaixa controle - Enriquecimento ambiental - Comportamentos pré-requisitos-
Palavras-chave: dc.subjectModelo como a resolução de problema-
Palavras-chave: dc.subjectRepertório – Recombinação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Psicologia-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Psicologia-
Palavras-chave: dc.subjectProblem-solving-
Palavras-chave: dc.subjectInterconnection of Repertoires-
Palavras-chave: dc.subjectCreativity-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental enrichment-
Palavras-chave: dc.subjectNursery box - Environmental enrichment - Prerequisite behaviors-
Palavras-chave: dc.subjectModel as problem solving-
Palavras-chave: dc.subjectRepertoire - Recombination-
Título: dc.titleEfeitos do enriquecimento relacionado e não relacionado na resolução de problema em ratos (Rattus norvegicus)-
Título: dc.titleEffects of Related and Unrelated Enrichment on Problem-Solving in Rats (Rattus norvegicus)-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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