Raízes dos Cristianismos no Egito romano: para além do relato da História Eclesiástica de Eusébio de Cesareia.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSelvatici, Monica-
Autor(es): dc.contributorGrzybowski, Lukas Gabriel-
Autor(es): dc.contributorChevitarese, André Leonardo-
Autor(es): dc.creatorBeccati, Tercio Campana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:04:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:04:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18912-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055168-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação investiga a constituição da ortodoxia cristã no Egito, entre os séculos I e IV, com foco na análise da História Eclesiástica de Eusébio de Cesareia e na desconstrução da narrativa linear e homogênea do cristianismo primitivo que este autor apresenta. Em contraposição a essa visão tradicional, propomos uma abordagem rizomática, inspirada em Deleuze e Guattari (1995), que enfatiza a multiplicidade, a descentralização e a interconexão das diferentes correntes de pensamento e práticas religiosas que coexistiam em Alexandria. Através da análise crítica de fontes primárias – como os escritos de Atanásio de Alexandria, textos da Biblioteca de Nag Hammadi e da literatura patrística (incluindo a História Eclesiástica de Eusébio e o Adversus Haereses de Irineu) – e do diálogo com autores contemporâneos (Chevitarese 2011, McLean 2020; 2022, Kyriacou 2023, Litwa 2024, entre outros), demonstra-se que a "ortodoxia" foi um processo gradual e conflituoso, marcado por disputas teológicas, lutas pelo poder e apropriações seletivas de tradições anteriores. A trajetória de figuras como Apolo e a análise da emergente autoridade episcopal em Alexandria, revelam as tensões entre a pluralidade original dos cristianismos egípcios e a crescente busca por uma unidade doutrinária e institucional. A pesquisa contribui, assim, para uma compreensão mais ampla, matizada e descentrada da história do cristianismo, questionando as noções estabelecidas de "ortodoxia" e "heresia" e valorizando a diversidade de experiências religiosas no mundo antigo, em especial nos primeiros séculos do cristianismo no Egito.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation investigates the constitution of Christian orthodoxy in Egypt between the 1st and 4th centuries, focusing on the analysis of Eusebius of Caesarea's Ecclesiastical History and the deconstruction of the linear and homogeneous narrative of early Christianity that this author presents. In contrast to this traditional view, we propose a rhizomatic approach, inspired by Deleuze and Guattari (1995), which emphasizes the multiplicity, decentralization, and interconnection of the different currents of thought and religious practices that coexisted in Alexandria. Through critical analysis of primary sources – such as the writings of Athanasius of Alexandria, texts from the Nag Hammadi Library and patristic literature (including Eusebius's Ecclesiastical History and Irenaeus's Adversus Haereses) – and dialogue with contemporary authors (Chevitarese 2011, McLean 2020; 2022, Kyriacou 2023, Litwa 2024, among others), it is demonstrated that "orthodoxy" was a gradual and conflictual process, marked by theological disputes, struggles for power, and selective appropriations of earlier traditions. The trajectory of figures like Apollos and the analysis of the emerging episcopal authority in Alexandria reveal the tensions between the original plurality of Egyptian Christianities and the growing search for doctrinal and institutional unity. The research thus contributes to a broader, more nuanced, and decentered understanding of the history of Christianity, questioning the established notions of "orthodoxy" and "heresy" and valuing the diversity of religious experiences in the ancient world, especially in the first centuries of Christianity in Egypt.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de História-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectCristianismos-
Palavras-chave: dc.subjectRizoma-
Palavras-chave: dc.subjectEgito Cristão-
Palavras-chave: dc.subjectFormação da Ortodoxia-
Palavras-chave: dc.subjectAlexandria-
Palavras-chave: dc.subjectHistória social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória eclesiástica-
Palavras-chave: dc.subjectJudaísmo – História-
Palavras-chave: dc.subjectReligião – Egito-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - História-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - História-
Palavras-chave: dc.subjectChristianities-
Palavras-chave: dc.subjectRhizome-
Palavras-chave: dc.subjectChristian Egypt-
Palavras-chave: dc.subjectFormation of Orthodoxy-
Palavras-chave: dc.subjectAlexandria-
Palavras-chave: dc.subjectSocial history-
Palavras-chave: dc.subjectChristianity-
Palavras-chave: dc.subjectEcclesiastical History-
Palavras-chave: dc.subjectJudaism – History-
Palavras-chave: dc.subjectReligion - Egypt-
Título: dc.titleRaízes dos Cristianismos no Egito romano: para além do relato da História Eclesiástica de Eusébio de Cesareia.-
Título: dc.titleThe roots of Christianities in roman Egypt: beyond Eusebius's Ecclesiastical History.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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