Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de | - |
Autor(es): dc.contributor | Vieira, Anna Flávia Magnoni | - |
Autor(es): dc.contributor | Luccas, Simone | - |
Autor(es): dc.creator | Zanquim, Jessica Aparecida Borssoi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:04:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:04:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18887 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055167 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa, de cunho interpretativo, teve como objetivo elaborar um glossário contendo palavras, termos e expressões da Educação Matemática Realística (RME), como um instrumento de consulta que possa ser utilizado para auxiliar nos estudos e entendimento dessa abordagem. São apresentados como elementos teóricos da pesquisa uma breve distinção entre os instrumentos dicionário, vocabulário e glossário, e uma introdução à abordagem RME. Foi utilizado o banco de teses e dissertações da CAPES a fim de construir um inventário de trabalhos que desenvolveram glossários para identificar os processos de produção e sua utilização. Nesse sentido, foi possível identificar características estruturais do instrumento glossário, como a Terminografia e a Terminologia, a macro e a microestrutura, que são elementos essenciais para a produção do instrumento. O glossário da RME possui 43 verbetes, que trazem seus significados, objetivos e que foram selecionados a partir de publicações de autores que estudam a RME. Para o desenvolvimento do glossário, foram utilizados 43 trabalhos encontrados através do banco de teses e dissertações da CAPES, além de livros e textos de autores da RME, bem como trabalhos desenvolvidos por autores do GEPEMA. Apresenta-se, também, uma breve análise da utilização do glossário em sala de aula na perspectiva da RME, assim como poderia ser uma dinâmica de uma aula com a utilização desse instrumento. | - |
Descrição: dc.description | This interpretative research aimed to develop a glossary containing words, terms and expressions from Realistic Mathematics Education (RME) as a reference tool that can be used to assist in the studies and understanding of this approach. The theoretical elements of the research are a brief distinction between the dictionary, vocabulary and glossary tools, and na introduction to the RME approach. The CAPES database of theses and dissertations was used to build an inventory of works that developed glossaries to identify the production processes and their use. In this sense, it was possible to identify structural characteristics of the glossary tool, such as Terminography and Terminology, macro and microstructure, which are essential elements for the production of the tool. The RME glossary has 43 entries, which provide their meanings and objectives, and which were selected from publications by authors who study RME. For the development of the glossary, 43 works found through the CAPES database of theses and dissertations were used, in addition to books and texts by RME authors, as well as works developed by GEPEMA authors. A brief analysis of the use of the glossary in the classroom from the perspective of RME is also presented, as well as how a class dynamic could be using this instrument. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática Realística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glossário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dicionários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocabulário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terminologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microestrutura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realistic Mathematics Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Glossary | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dictionaries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vocabulary | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terminology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Microstructure | - |
Título: dc.title | Educação Matemática Realística: um glossário | - |
Título: dc.title | Realistic Mathematics Education: a glossary | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: