Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Silva Nogueira | - |
Autor(es): dc.contributor | Lazzarini, Eliana Rigotto | - |
Autor(es): dc.contributor | Lemos, Maria Teresa Guimarães de | - |
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Leandro Anselmo Todesqui | - |
Autor(es): dc.creator | Pompilho, Polyana Almeida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:04:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:04:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18913 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055153 | - |
Descrição: dc.description | Mundialmente, sistemas tecnológicos são usados diariamente, seja por meio do trabalho, dos estudos ou entretenimento, nesse sentido, inevitavelmente o ser humano tem suas relações afetadas pelo campo virtual, seja com o outro ou consigo. A tela está presente quase o tempo todo, mostrando, por meio de imagens, como cada um escolhe se apresentar e enaltecendo a imagem corporal. Para a psicanálise, a imagem do eu não é dada a priori, ela é construída, fazendo parte da constituição subjetiva e de um corpo pulsional, revestido de libido e representações inconscientes. Este trabalho dedicou-se a investigar, por meio da fundamentação teórica de Freud e Lacan, a relação entre a imagem, o virtual e o feminino, buscando compreender algumas consequências desse enlaçamento para o sujeito contemporâneo. Para abarcar essa dimensão, propusemos, como objetivo geral desta pesquisa, investigar a relação da mulher com sua própria imagem atravessada pelo campo virtual, seguido dos objetivos específicos: identificar o que permeia o imaginário da mulher em relação à própria imagem e à demanda advinda do social; compreender as implicações do uso do filtro para a assimilação da própria imagem e suas consequências. Para esta investigação, empregamos a metodologia da pesquisa psicanalítica, utilizando a entrevista como ferramenta para a coleta de dados, logo após, fazendo a análise de trechos na íntegra utilizando o arcabouço teórico discutido anteriormente. Ao final, percebemos como a experiência subjetiva revela a complexidade do conflito identitário, no qual o sujeito, alienado de sua falta, engaja seu corpo na busca por uma solução. Notamos que os dispositivos de edição amplamente acessíveis, como os filtros, parecem intensificar essa dinâmica, reforçando a demanda por uma imagem ideal. No contexto da visibilidade contemporânea, corpo e imagem tornam-se cenários de múltiplas representações, direcionando a existência. | - |
Descrição: dc.description | Globally, technological systems are used daily in work, study, and entertainment. Consequently, human relationships are inevitably affected by the virtual realm, whether in interactions with others or with oneself. Screens are present almost constantly, displaying images that reflect how individuals choose to present themselves and emphasizing body image. From a psychoanalytic perspective, the image of the self is not given a priori; rather, it is constructed as part of subjective constitution and a drive-based body, invested with libido and unconscious representations. This study aims to investigate, through the theoretical foundations of Freud and Lacan, the relationship between image, the virtual, and the feminine, seeking to understand some of the consequences of this entanglement for the contemporary subject. To encompass this dimension, the general objective of this research is to explore women's relationship with their own image as mediated by the virtual realm. The specific objectives include identifying the elements shaping women’s imaginary regarding their self-image and the social demands imposed upon them, as well as understanding the implications of using filters for self-image assimilation and its consequences. This investigation employs the psychoanalytic research methodology, utilizing interviews as a data collection tool, followed by an in-depth analysis of excerpts based on the theoretical framework previously discussed. Ultimately, our findings reveal how subjective experience exposes the complexity of identity conflict, in which the subject, alienated from their lack, engages their body in the search for resolution. We observe that widely accessible editing tools, such as filters, seem to intensify this dynamic, reinforcing the demand for an idealized image. Within the context of contemporary visibility, body and image become stages for multiple representations, shaping and directing existence. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCB - Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Selfie | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagem feminina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Selfie feminina | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Psicologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Image | - |
Palavras-chave: dc.subject | Selfie | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminine | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychoanalysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Image (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Female selfie | - |
Título: dc.title | Espelho, espelho meu: implicações do sujeito na relação entre imagem e virtualidade na perspectiva psicanalítica | - |
Título: dc.title | Mirror, mirror on the wall: implications of the subject in the relationship between image and virtuality from a psychoanalytic perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: