Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moraes, Dirce Aparecida Foletto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Diene Eire de | - |
Autor(es): dc.contributor | Suart Junior, José Bento | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Amanda Presente | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:04:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:04:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18879 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055114 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa 2, “Docência: Saberes e Práticas”, no núcleo 2, “Ações Docentes”, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEdu) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), estando sua discussão atrelada ao grupo de estudos “Didática, Aprendizagem e Tecnologia” (DidaTic). As tecnologias digitais estão cada vez mais inseridas em vários setores da sociedade contemporânea, incluindo a educação escolar. Mas diante de tantas práticas vivenciadas no contexto educativo com os dispositivos digitais, fica difícil identificar aquelas consideradas boas práticas, capazes de possibilitar experiências de aprendizagem. Nessa direção, a pesquisa tem por objetivo investigar experiências consideradas como boas práticas com as tecnologias digitais, à luz da Teoria da Cognição Distribuída, na disciplina de química no ensino médio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, na modalidade exploratória e explicativa, e foi realizada por meio de entrevista narrativa com professores que ministram a disciplina de química. Os resultados indicam, mesmo que de forma sutil, boas práticas de ensino com o uso de ferramentas digitais nas práticas dos entrevistados, na medida em que suas experiências apresentaram indícios de autoria, interatividade, parceria intelectual e colaboração. Os dados demonstram que os participantes têm familiaridade com os dispositivos digitais, a partir de experiências advindas da formação inicial, fator que contribui para indícios de boas práticas, mesmo diante das dificuldades referentes ao uso efetivo de ferramentas digitais na disciplina de química relacionadas às exigências impostas pelo governo do estado do Paraná. A pesquisa revela, ainda, que os professores entrevistados conhecem as especificidades de seus alunos e também da sociedade que os envolve, portanto, entendem que o uso de tecnologias pode favorecer boas práticas com as tecnologias digitais e um aprendizado significativo na disciplina de química. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is linked to research line 2 “Teaching: Knowledge and Practices” in core 2 “Teaching Actions” of the Postgraduate Program in Education (PPEdu) of the State University of Londrina (UEL), and its discussion is linked to the study group “Didactics, Learning and Technology” (DidaTic). Digital technologies are increasingly integrated into several sectors of the contemporary society, including school education. However, given the diverse practices experienced in the educational context with digital devices, it is difficult to identify those considered good practices, capable of enabling learning experiences. In this way, this research objective to investigate experiences considered good practices with digital technologies, in light of the theory of distributed cognition, in the subject of chemistry in high school. The research is qualitative, exploratory, and explicative, and it was conducted through narrative interviews with teachers who teach chemistry. The results indicate, albeit subtly, good teaching practices with the use of digital tools in the practices of the interviewees, as their experiences present signs of authorship, interactivity, intellectual partnership and collaboration. The data demonstrate that the participants are familiar with digital devices, based on experiences resultant from initial formation, a point that contributes to clues of good practices even facing off difficulties related to the effective use of digital tools in the chemistry discipline related to the requirements imposed by the State of Paraná. The research also reveal that the teachers interviewed know the specificities of their students and also of the society that surrounds them, and understand that the use of technologies can provide good practices with digital technologies and significant learning in the chemistry discipline. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Educação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Escolar Londrina (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Boas Práticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Cognição Distribuída | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação inicial do professor Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | School Education Londrina (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital Technologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Good Practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theory of Distributed Cognition | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemical Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | High school Parana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial teacher training Paraná | - |
Título: dc.title | Boas Práticas com Tecnologias Digitais na Disciplina de Química no Ensino Médio à Luz da Teoria da Cognição Distribuída | - |
Título: dc.title | Good Practices with Digital Technologies in the Chemistry Subject in High School in Light of the Theory of Distributed Cognition | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: