Os jovens e a leitura literária na era digital: democratização do acesso e labirinto de possibilidades.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Sheila Oliveira-
Autor(es): dc.contributorMalheiros, Andréia da Cunha-
Autor(es): dc.contributorBaronas, Joyce Elaine de Almeida-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Ana Elisa Ferreira-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Vanderleia da Silva-
Autor(es): dc.creatorBatista, Patricia Cardoso-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:04:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:04:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-06-25-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18874-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055111-
Descrição: dc.descriptionNesta tese, aborda-se a leitura literária na era digital, considerando os diferentes suportes utilizados pelos leitores para efetivarem essa atividade. Em vista disso, objetiva-se identificar como os dispositivos digitais interferem na ampliação da leitura literária entre os jovens estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio. Para coleta de dados, elegeram-se cinco escolas da rede estadual da região central da cidade de Londrina, no Paraná. No primeiro momento, aplicou-se um questionário on-line com perguntas abertas e fechadas a 472 participantes, visando compreender o seu perfil leitor e suas preferências na contemporaneidade. Em seguida, selecionaram-se 10 leitores para participarem de uma entrevista a fim de entender como se relacionam com os textos literários em diferentes suportes. Como encaminhamento metodológico, realizou-se uma pesquisa de campo de natureza exploratória, adotando a abordagem qualitativa. Desse modo, a pesquisa foi norteada a partir dos pressupostos dos Estudos da Linguagem e da Psicanálise. Como resultados, constatou-se que os jovens leitores oscilam entre os diferentes suportes a fim de alargar suas possibilidades de acesso aos textos literários almejados. Todavia, embora isso propicie uma maior democratização da leitura entre eles, também faz com que tenham que lidar com um labirinto de possibilidades, o que é feito de forma diversa pelos leitores, enquanto seres subjetivos, afetivos e desejantes.-
Descrição: dc.descriptionIn this thesis, literary reading in the digital age is addressed, considering the different supports used by readers to carry out this activity. In view of this, the objective is to identify how digital devices interfere in the expansion of literary reading among young students in the third years of high school. For data collection, five schools from the state network in the central region of the city of Londrina, Paraná, were chosen. At first, an online questionnaire with open and closed questions was applied to 472 participants, aiming to understand their reading profile and preferences in contemporary times. Then, 10 readers were selected to participate in an interview in order to understand how they relate to literary texts in different media. As a methodological approach, an exploratory field research was carried out, adopting the qualitative approach. In this way, the research was guided by the assumptions of Language Studies and Psychoanalysis. The results showed that young readers fluctuate between different mediums in order to expand their possibilities of access to the desired literary texts. However, although this fosters greater democratization of reading among them, it also means that they must navigate a maze of possibilities, which is approached differently by readers, as subjective, affective, and desirous beings.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura literária-
Palavras-chave: dc.subjectEra digital-
Palavras-chave: dc.subjectJovens - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectSubjetividade-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem -Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia digital-
Palavras-chave: dc.subjectLeitores e leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Lingüística-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectDigital age-
Palavras-chave: dc.subjectYoung people - Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectMiddle school-
Palavras-chave: dc.subjectSubjectivity-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary readings-
Palavras-chave: dc.subjectDigital technology-
Palavras-chave: dc.subjectReaders and reading-
Título: dc.titleOs jovens e a leitura literária na era digital: democratização do acesso e labirinto de possibilidades.-
Título: dc.titleYoung people and literary reading in the digital age: democratization of access and labyrinth of possibilities-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.