Leitura, semântica e a figura do sabiá na escola do campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Maria José Guerra de Figueiredo-
Autor(es): dc.contributorSilveira, Marcelo-
Autor(es): dc.contributorLima, Sheila de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSouza, Denise Vitor de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:04:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:04:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-26-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18808-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055100-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho discorre sobre a leitura autônoma e efetiva, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Estadual do Campo, sob o ponto de vista da linguística aplicada e da semântica discursiva. O trabalho pretende elaborar uma pesquisa linguística que visa a uma reflexão sobre as condições sociais do leitor compreendido como um ser que não é sozinho e que, quando lê, os aspectos sociais mais abrangentes determinam essa leitura e tornam-se elementos essenciais para desvendar na construção do significado, ou seja, da compreensão semântica. O objetivo geral deste estudo é contribuir para a formação do leitor como sujeito no processo de leitura, proporcionando uma compreensão contextualizada, intertextual e crítica dos discursos sociais. De modo específico, objetiva-se capacitar o aluno a compreender de forma autônoma as relações intertextuais, a partir das quais cada texto cobra o seu sentido; e ensinar a gramática como estratégia lógico-conceitual para construir sentido, não apenas como regras normativas. Para isso, pretende-se analisar a figura do sabiá como pássaro que representa o Brasil e o homem do campo, por meio de textos que abordam direta ou indiretamente tal figura, como o poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias e outros. Este trabalho incumbe-se de compreender a proposta dialógica de Mikhail Bakhtin no que diz respeito à linguística e o uso dos conceitos de dialogismo e de intertextualidade para construir uma leitura abrangente e autônoma em relação a alunos do Colégio do Campo e explorar a leitura, dando ênfase à importância sobre a leitura desde a infância. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida a partir do método da pesquisa-ação, examinando de modo planejado e sistemático determinadas situações cotidianas de uma sociedade-alvo, objetivando a resolução de problemas de modo colaborativo, reflexivo e original, garantindo práticas socioeducacionais mais justas e equitativas. Diversos autores consagrados na esfera educacional baseiam os pressupostos desta pesquisa, como Adélia Bezerra de Menezes Bolle (1988), Arnaldo Cortina (2000), José Luiz Fiorin (1988, 1996, 2001, 2003, 2006), José Lemos Monteiro (2002), Marcos Bagno (2007, 2011), Mikhail Bakhtin (2003, 2006), Paulo Freire (1981), e outros.-
Descrição: dc.descriptionThis study discusses autonomous and effective reading with 8th-grade students from Colégio Estadual do Campo, from the perspective of applied linguistics and discursive semantics. The research aims to develop a linguistic study that reflects on the social conditions of the reader, understood as a being who is not alone and whose reading is determined by broader social aspects, which become essential elements in constructing meaning, that is, semantic comprehension. The general objective of this study is to contribute to the formation of the reader as a subject in the reading process, providing a contextualized, intertextual, and critical understanding of social discourses. Specifically, it aims to enable students to autonomously understand intertextual relationships, through which each text derives its meaning, and to teach grammar as a logical-conceptual strategy for constructing meaning, rather than merely as a set of normative rules. To achieve this, the study intends to analyze the figure of the sabiá as a bird that represents Brazil and rural life, through texts that directly or indirectly address this symbol, such as the poem Canção do exílio by Gonçalves Dias, among others. This work undertakes to understand Mikhail Bakhtin’s dialogic proposal regarding linguistics and the use of the concepts of dialogism and intertextuality to foster a comprehensive and autonomous reading experience for students in rural schools. It also seeks to explore reading, emphasizing its importance from early childhood. This is a qualitative research study developed using the action research method, which systematically and deliberately examines specific everyday situations in a target society, aiming at problem-solving through collaborative, reflective, and original approaches, ensuring fairer and more equitable socio-educational practices. Several renowned authors in the educational field support the theoretical foundations of this research, including Adélia Bezerra de Menezes Bolle (1988), Arnaldo Cortina (2000), José Luiz Fiorin (1988, 1996, 2001, 2003, 2006), José Lemos Monteiro (2002), Marcos Bagno (2007, 2011), Mikhail Bakhtin (2003, 2006), Paulo Freire (1981, 1989), among others.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEscola do Campo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectSemântica-
Palavras-chave: dc.subjectSabiá-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectRural School-
Palavras-chave: dc.subjectElementary Education-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Palavras-chave: dc.subjectSemantics-
Palavras-chave: dc.subjectSabiá-
Título: dc.titleLeitura, semântica e a figura do sabiá na escola do campo-
Título: dc.titleReading, semantics, and the figure of the sabiá 10 in rural schools-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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