Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Nilza da | - |
Autor(es): dc.contributor | Mello, Luciana Garcia de | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Alexsandro Eleoterio Pereira de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Fernanda Trajano da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:04:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:04:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18829 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1055088 | - |
Descrição: dc.description | Entendendo o processo de construção da negritude e da consciência racial como um dado não natural na vida das pessoas negras, a pesquisa se propôs a investigar os elementos fundamentais para sua construção. Dessa forma, denota-se a importância de determinados espaços, grupos ou pessoas para a população negra e sua tomada de consciência racial. Com uma abordagem qualitativa a metodologia utilizada foi a história de vida, apresentando retrospectivamente as experiências dos indivíduos contadas e refletidas em entrevista. A seleção dos dez participantes, pessoas negras (pretas e pardas), moradoras de Londrina/PR e maiores de 18 anos, foi realizada por meio da técnica bola de neve. Os fatores descobertos como as razões para a construção de negritude foram organizados em três categorias de autoria própria: Educação, Cultura e Subjetividades; bem como a compreensão da existência de três momentos nas trajetórias, antes, durante e depois da consciência negra, que foram intitulados como Sombra, Atravessando o véu e Do outro lado. | - |
Descrição: dc.description | Understanding the process of constructing blackness and racial consciousness as an unnatural fact in the lives of black people, the research set out to investigate the fundamental elements of its construction. In this way, the importance of certain spaces, groups or people for the black population and its racial consciousness is highlighted. With a qualitative approach, the methodology used was life history, which retrospectively presents the experiences of individuals as told and reflected upon in interviews. The ten participants - black and brown people living in Londrina/PR and over the age of 18 - were selected using the snowball method. The factors discovered as reasons for the construction of blackness were organized into three distinct categories: Education, Culture and Subjectivities; as well as the understanding of the existence of three moments in the trajectories, before, during and after the black consciousness, which were entitled Shadow, Crossing the Veil and On the other side. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negritude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade racial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raça negra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações raciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blackness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racial Awareness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blacks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Racial identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Black race | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Race relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | National Identity | - |
Título: dc.title | Se reconhecer para resistir: a construção da identidade racial de pessoas negras em londrina/PR | - |
Título: dc.title | To recognize oneself to resist: the construction of the racial identity of black people in Londrina/PR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: