Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cláudia Osorio da | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9433900740589087 | - |
Autor(es): dc.contributor | Barros, Maria Elizabeth Barros de | - |
Autor(es): dc.contributor | Araujo, Marcelo Castañeda de | - |
Autor(es): dc.contributor | Prestes, Zoia Ribeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Starosky, Priscila | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2292141674370785 | - |
Autor(es): dc.creator | Souto, Alice Paiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-07-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/39057 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1053743 | - |
Descrição: dc.description | Esta tese enfoca a função da atividade de criação literária no desenvolvimento de jovens em processo de formação. Utiliza o referencial teórico da psicologia histórico-cultural e da clínica da atividade para discutir de que forma a criação literária age sobre os modos de afetar e ser afetado do jovem, ampliando seu poder de agir. A pesquisa teve como campo o projeto Turista Aprendiz (TA) que oferece oficinas de criação literária associadas a deslocamentos geográficos para estudantes do ensino médio da rede pública. Buscou-se acompanhar o desenvolvimento da atividade de criação literária destes jovens no âmbito do projeto de modo a identificar as transformações subjetivas a ele vinculadas. Para tal, utilizou a metodologia da clínica da atividade, uma vertente clínica da psicologia do trabalho que toma a atividade como unidade básica de análise. Esta metodologia, que tem servido ao propósito do conhecimento e da transformação da atividade de trabalho no meio profissional, serve ao mesmo propósito, nesta pesquisa, no âmbito da atividade de criação literária em um meio educacional. Trata-se, portanto, de uma metodologia de pesquisa/intervenção que se aproveitou do movimento dialógico já estimulado pelo projeto TA para colocar em análise a transformação na subjetividade gerada pela experiência da escrita a partir da viagem. A participação da pesquisadora como produtora cultural do projeto registrada através de diário de campo bem como entrevistas e relatórios de profissionais que também trabalharam nele são utilizados como material de análise, além de textos escritos pelos próprios alunos no âmbito do TA. A partir do método da oficina de fotos, imagens foram registradas por um grupo de alunos que realizou uma viagem para a região Norte do país, colocando questões a respeito das atividades de escrever e viajar. Nesta análise compartilhada entre pesquisadora e alunos foi possível perceber que o diálogo fomenta a atividade de criação literária e o pensamento reflexivo entre os jovens, bem como seu desenvolvimento afetivo. No movimento expressivo do falar, escrever e compartilhar textos autorais por parte deles foi possível observar a criação de laços de amizade fundamentais para este desenvolvimento. Ainda, a criação de uma atmosfera de liberdade e autonomia proporcionada pelo TA foi imprescindível neste processo, podendo ser apontada como geradora da ampliação do interesse do jovem pelo mundo. Por fim, foi possível observar que tal ampliação é capaz de desenvolver não só a criação literária como também o poder de agir do jovem para qualquer atividade profissional que ele deseje empreender. | - |
Descrição: dc.description | 156´p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Clínica da atividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Criação literária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia históricocultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia clínica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Juventude | - |
Título: dc.title | Escrever é uma viagem: a atividade de criação literária no desenvolvimento dos turistas aprendizes | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: