Escrever é uma viagem: a atividade de criação literária no desenvolvimento dos turistas aprendizes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Cláudia Osorio da-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9433900740589087-
Autor(es): dc.contributorBarros, Maria Elizabeth Barros de-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Marcelo Castañeda de-
Autor(es): dc.contributorPrestes, Zoia Ribeiro-
Autor(es): dc.contributorStarosky, Priscila-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2292141674370785-
Autor(es): dc.creatorSouto, Alice Paiva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:10:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:10:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2025-07-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/39057-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1053743-
Descrição: dc.descriptionEsta tese enfoca a função da atividade de criação literária no desenvolvimento de jovens em processo de formação. Utiliza o referencial teórico da psicologia histórico-cultural e da clínica da atividade para discutir de que forma a criação literária age sobre os modos de afetar e ser afetado do jovem, ampliando seu poder de agir. A pesquisa teve como campo o projeto Turista Aprendiz (TA) que oferece oficinas de criação literária associadas a deslocamentos geográficos para estudantes do ensino médio da rede pública. Buscou-se acompanhar o desenvolvimento da atividade de criação literária destes jovens no âmbito do projeto de modo a identificar as transformações subjetivas a ele vinculadas. Para tal, utilizou a metodologia da clínica da atividade, uma vertente clínica da psicologia do trabalho que toma a atividade como unidade básica de análise. Esta metodologia, que tem servido ao propósito do conhecimento e da transformação da atividade de trabalho no meio profissional, serve ao mesmo propósito, nesta pesquisa, no âmbito da atividade de criação literária em um meio educacional. Trata-se, portanto, de uma metodologia de pesquisa/intervenção que se aproveitou do movimento dialógico já estimulado pelo projeto TA para colocar em análise a transformação na subjetividade gerada pela experiência da escrita a partir da viagem. A participação da pesquisadora como produtora cultural do projeto registrada através de diário de campo bem como entrevistas e relatórios de profissionais que também trabalharam nele são utilizados como material de análise, além de textos escritos pelos próprios alunos no âmbito do TA. A partir do método da oficina de fotos, imagens foram registradas por um grupo de alunos que realizou uma viagem para a região Norte do país, colocando questões a respeito das atividades de escrever e viajar. Nesta análise compartilhada entre pesquisadora e alunos foi possível perceber que o diálogo fomenta a atividade de criação literária e o pensamento reflexivo entre os jovens, bem como seu desenvolvimento afetivo. No movimento expressivo do falar, escrever e compartilhar textos autorais por parte deles foi possível observar a criação de laços de amizade fundamentais para este desenvolvimento. Ainda, a criação de uma atmosfera de liberdade e autonomia proporcionada pelo TA foi imprescindível neste processo, podendo ser apontada como geradora da ampliação do interesse do jovem pelo mundo. Por fim, foi possível observar que tal ampliação é capaz de desenvolver não só a criação literária como também o poder de agir do jovem para qualquer atividade profissional que ele deseje empreender.-
Descrição: dc.description156´p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectClínica da atividade-
Palavras-chave: dc.subjectCriação literária-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia históricocultural-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectPsicologia clínica-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Título: dc.titleEscrever é uma viagem: a atividade de criação literária no desenvolvimento dos turistas aprendizes-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.