Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muniz, Neyse Luz | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8557004448134357 | - |
Autor(es): dc.contributor | Castro, Pedro Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/3936053665731311 | - |
Autor(es): dc.contributor | Vianna, Aurélio Pitanga | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/6161305517715020 | - |
Autor(es): dc.contributor | Correia, Adriana Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9215067045507386 | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Vinicius Feijo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:10:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:10:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/38816 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1053729 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo compreender minha relação com o futebol de mulheres e como essa vivência influenciou minha formação como professor de Educação Física. Por meio de uma pesquisa narrativa em três dimensões, busco entender as influências da minha família, do projeto "Sociedade Esportiva Esperança" e de minha graduação em Educação Física na construção da minha identidade docente. No processo investigativo, diálogo com autoras e autores que oferecem aportes teóricos essenciais para compreender os saberes construídos ao longo da pesquisa que me ajudam a compreender os conhecimentos adquiridos neste percurso, além de uma conversa com meu pai, que trouxe reflexões significativas sobre o papel do futebol na trajetória da nossa família que reverberaram em minha vida pessoal e profissional. A experiência revela como o futebol foi um eixo estruturante no meu processo formativo e reforça a necessidade de desconstruir estereótipos de gênero que provocam segregação no contexto de nossa sociedade. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to understand my relation with women's football and how this experience influenced my formation as a Physical Education teacher. Through a narrative research based in three dimensions, I seek to understand the influences of my family, the "Sociedade Esportiva Esperança" project and also in my degree in Physical Education in the construction of my teaching identity. In the investigative process, my intention is to dialogue with feminine and masculine authors who offers essential theoretical contributions to understand the knowledge constructed throughout the research that help me understand the knowledge lore acquired during the research. Through a conversation with my father, I was able to identify how important this research could be, and, from that point, this conversation brought significant reflections on the role of football in our family’s trajectory and reverberates in my personal and professional life. The experience reveals how football was a structuring axis in my educational process and reinforces the urge to deconstruct gender stereotypes in this context. | - |
Descrição: dc.description | 48 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol de mulheres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa narrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discriminação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women´s football | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Título: dc.title | A narrativa do olhar masculino sobre o futebol de mulheres: reflexões que me formam e me transformam | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: