Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Fabrício de Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Franco, Marco Antônio Melo | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Regina Magna Bonifácio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:01:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:01:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19569 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2023.v8.n23.e1142 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1030202 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva analisar e refletir sobre os percalços e desafios de uma professora de Educação Física com deficiência física na trajetória de formação. Procura-se trazer à luz aspectos que poderiam permanecer obscurecidos no esquecimento de sua história de vida. A investigação aqui apresentada está vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e Inclusão em Educação (NEPPAI), certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A metodologia de pesquisa adotada é a autobiográfica, utilizando-se da Entrevista Narrativa (EN) como ferramenta principal. A interpretação dos dados se orienta a partir de uma questão geradora, da qual emergiram as seguintes categorias: o corpo “normal” e o corpo com deficiência física; acessibilidade e (in)exclusão; capacitismo. Através da narrativa da professora participante, constatou-se que ela enfrentou barreiras de acessibilidade em espaços que deveriam ser acessíveis a todos. A análise revelou também percepções permeadas por preconceito, notadamente relacionadas ao capacitismo, e uma tendência a enxergar o corpo com deficiência como “anormal”. As vivências relatadas nesta pesquisa desvendam experiências significativas na formação acadêmica de pessoas com deficiência física e contribuem para a reflexão sobre a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva. | - |
Descrição: dc.description | This work aims to understand and reflect on the setbacks and challenges of a Physical Education teacher with a physical disability during her training journey. We seek to bring to light aspects that could remain obscured in the oblivion of his life story. The investigation presented here is linked to the Center for Studies and Research on Practices in Literacy and Inclusion in Education - NEPPAI/CNPQ-UFOP. The research methodology adopted is autobiographical, using narrative interviews (NS) as the main tool. The interpretation of the data is guided by a generating question, from which the following categories emerged: the “normal” body and the body with physical disabilities; accessibility and (in)exclusion; ableism. Through the narrative of the participating teacher, it was found that she faced accessibility barriers in spaces that should be accessible to everyone. The analysis also revealed perceptions permeated by prejudice, notably related to ableism, and a tendency to see the disabled body as “abnormal”. The experiences reported in this research reveal significant experiences in the academic training of people with physical disabilities and contribute to reflection on the construction of a more equitable and inclusive society. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/7308>. Acesso em: 19 ago. 2024. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas docentes | - |
Título: dc.title | Desafios e percalços na formação acadêmica : narrativas de uma professora de educação física com deficiência física. | - |
Título: dc.title | Challenges and mistress in academic education : narratives of a physical education teacher with physical disability. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: