Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sousa, Luiz Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Ingrid da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Seidel, Helen | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Isadora Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Farias, Juliana de Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:01:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:01:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17915 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1055/s-0042-1758463 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1030194 | - |
Descrição: dc.description | Background In 1839, the Escola de Farmácia de Ouro Preto pioneered the teaching of pharmaceutical sciences in Brazil. At the end of the 19th century, the Escola de Farmácia possessed a French collection of anatomical models, some made of wax and paper-mâché. The models were a critical part of teaching anatomy, particularly in an era of paradigm changes about how the human brain works. Objective The present study aimed to anatomically describe the brain models through a comparative analysis with the current anatomical description. Methods Comparative analysis of the brain models with modern anatomical descriptions. Results In the individual analysis of the wax models, we verified excellent anatomical accuracy of the cortical and subcortical regions. Our results identified internal structures, like the basal ganglia and white matter. Compared with modern anatomical books and websites, the wax brain models have high scientific quality. Conclusion The models of the present study gave students hands-on experience of human anatomy in the 19th century. Nowadays, the models are part of the memory of Universidade Federal de Ouro Preto and Museu da Pharmacia de Ouro Preto . The collection of wax models shows the appreciation of neuroanatomy teaching at the turn of the century concomitant with advances in neurology and anatomy around the world. | - |
Descrição: dc.description | Antecedentes No Brasil, em 1839, a Escola de Farmácia foi pioneira no ensino das ciências farmacêuticas. No final do século XIX, a Escola de Farmácia possuía uma coleção de modelos anatômicos franceses, muitos fabricados em cera e papel machê. A coleção da Escola de Farmácia é muito importante pois faz parte de um período crítico do ensino de neuroanatomia, particularmente em um período de mudanças de paradigmas relacionados às funções do cérebro humano. Objetivo Os objetivos do presente estudo foram analisar anatomicamente os modelos de cérebro e identificar e descrever as estruturas anatômicas com base na descrição anatômica moderna. Métodos Foi feita uma análise comparativa dos modelos com a descrição anatômica moderna. Resultados Na análise individual dos modelos de cera, nós constatamos uma excelente fidelidade anatômica de regiões corticais e subcorticais. Nossos resultados identificaram estruturas internas, como núcleos cerebrais e substância branca. Comparado com livros e páginas da internet sobre anatomia, os modelos de cera apresentam alta qualidade científica. Conclusão Os modelos do presente estudo são importantes, pois ajudam a compreender o ensino de anatomia no século XIX. Atualmente, os modelos fazem parte da memória da Escola de Farmácia de Ouro Preto e do Museu da Pharmacia. A coleção de modelos de cera representa a valorização do ensino de neuroanatomia no final do século XIX em concordância com os avanços da neurologia e neuroanatomia ao redor do mundo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | This is an open access article published by Thieme under the terms of the Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitting copying and reproduction so long as the original work is given appropriate credit (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anatomic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neuroanatomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Título: dc.title | Anatomical description of the brain wax models of Museu da Pharmacia de Ouro Preto. | - |
Título: dc.title | Descrição dos modelos anatômicos em cera do Museu da Pharmacia de Ouro Preto. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: