
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jardilino, José Rubens Lima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:01:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:01:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11555 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1030179 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo faz uma reflexão sobre a educação escolar indígena na perspectiva da História da Educação no Brasil. Utiliza-se de fontes documentais e da produção do conhecimento sobre a temática no campo científico da História da Educação. Tem como objetivo discutir no panorama da História do Brasil, as lacunas de uma historiografia da Educação Indígena. Parte-se da periodização tradicional dos estudos em História da Educação, para apontar lacunas do campo na contemporaneidade. Conclui-se com um exercício de reflexão sobre a história do tempo presente no que diz respeito ao campo educacional e sócio-político da questão indígena no Brasil hoje. | - |
| Descrição: dc.description | El presente artículo hace una reflexión sobre la educación escolar indígena en la perspectiva de la Historia de la Educación en Brasil. Se utiliza de fuentes documentales y de la producción del conocimiento sobre la temática en el campo científico de la Historia de la Educación. Tiene como objetivo discutir en el contexto de la Historia de Brasil, las lagunas de una historiografía de la Educación Indígena. Se parte de la periodización tradicional de los estudios en Historia de la Educación, para señalar lagunas del campo en la contemporaneidad. Se concluye el presente análisis con un ejercicio de reflexión sobre la historia del tiempo presente en lo que se refiere al campo educativo y socio-político de la cuestión indígena en Brasil hoy. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Os trabalhos publicados pela Revista Inclusiones estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Inclusiones <http://www.revistainclusiones.com/>. Acesso em: 16 abr. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação indígena | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História do presente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política educativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educación indígena | - |
| Título: dc.title | Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação. | - |
| Título: dc.title | Narrativas sobre educación de pueblos indígenas en Brasil : aportes para la historia de la educación. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: