Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Bárbara de | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:01:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:01:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14309 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.2059 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1030158 | - |
Descrição: dc.description | O colapso da Barragem de Fundão, no dia 5 de novembro de 2015, foi o maior desastre socioambiental brasileiro e grande parte dos debates sobre o ocorrido se converteram em um conjunto de produções acadêmicas nos programas de pós-graduação em todo o país. Assim, com o objetivo de compreender essas produções, mapeamos os estudos produzidos nas diferentes áreas do conhecimento sobre o desastre e elaboramos o estado do conhecimento das teses e dissertações depositadas até o ano de 2019. Nesse contexto, evidenciamos o espaço assumido pelo campo educacional nessas produções acadêmicas. A escassez de alguns estudos indica o foco da preocupação sobre o desastre e demonstra que a discussão é quase totalmente silenciada no campo educacional. Portanto, faz-se necessário fortalecer o campo de estudos acerca dos desastres, bem como pensar estrategicamente sobre como o campo educacional pode contribuir com o debate. | - |
Descrição: dc.description | The Fundão’s dam collapse, on November 5, 2015, was the biggest Brazilian socio-environmental and much of the debate about what happened turned into a set of academic productions in graduate programs across the country. Thus, in order to understand these productions, we mapped the studies produced in the different areas of knowledge about the disaster and elaborated the state of knowledge of the thesis and dissertations placed until 2019. In this context, we highlighted the relevance assumed by the educational field in these academic productions. The shortage of some studies indicates the focus of concern about the disaster and demonstrates that the discussion is almost completely silenced in the educational field. Therefore, it is necessary to strengthen the field of studies about disasters, as well as to think strategically about how the educational field can contribute to the debate. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Todos os artigos publicados na revista Educar Mais são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos. Fonte: Revista Educar Mais <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/about>. Acesso em: 11 ago. 2021. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desastre | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estado do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disaster | - |
Palavras-chave: dc.subject | State of knowledge | - |
Título: dc.title | Produções científicas em cursos de pós-graduação sobre o rompimento da barragem de fundão : perspectivas para o campo educacional. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: