
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosa, Milton | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:01:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:01:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-03 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11381 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1030154 | - |
| Descrição: dc.description | A etnomodelagem propõe uma visão holística do conhecimento matemático ao conectar os aspectos culturais (êmicos) e acadêmicos (éticos) da matemática. Assim, a utilização das abordagens êmica e ética possibilita a tradução de situações-problema e fenômenos presentes no cotidiano, que foram desenvolvidos pelos membros de grupos culturais distintos. A abordagem êmica é essencial para a compreensão intuitiva das ideias, procedimentos e práticas matemáticas utilizadas pelos membros desses grupos enquanto a abordagem ética é importante para a comparação entre essas práticas. Assim, esse artigo teórico visa apresentar a abordagem dialógica da etnomodelagem que combina ambas as abordagens êmica e ética, pois busca uma compreensão ampla e abrangente do conhecimento matemático desenvolvido em diferentes culturas no decorrer da história. | - |
| Descrição: dc.description | Ethnomodelling proposes a more holistic view of mathematical knowledge by connecting the cultural (emic) and academic (etic) aspects of mathematics. Thus, the combination of both emic and etic approaches enables the translation of problem situations and phenomena present in daily life. This approach makes use of the perspective developed by members of distinct cultural groups. Emic approach is essential for the intuitive understanding of ideas, procedures, and mathematical practices used by the members of diverse cultural groups while the etic approach is important for the comparison, translation and connection to academic mathematics. Thus, this theoretical article aims to present a dialogic approach towards ethnomodeling that combines both emic and etic approaches and seeks a broader and more comprehensive understanding of mathematical knowledge developed in different cultural contexts throughout history. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | A Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/16419>.Acesso em: 27 mar. 2019. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem dialógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomodelagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem êmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomodelos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Abordagem ética | - |
| Título: dc.title | Etnomatemática : investigações em etnomodelagem. | - |
| Título: dc.title | Ethnomathematics : investigations in ethnomodelling. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: