Discutindo a dimensão crítica/reflexiva da modelagem matemática.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOrey, Daniel Clark-
Autor(es): dc.creatorRosa, Milton-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:01:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:01:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17137-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.23864/cpp.v7i19.843-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1030142-
Descrição: dc.descriptionDentre as diversas e inovadoras metodologias de ensino, é importante destacar a utilização da dimensão crítica/reflexiva para o desenvolvimento do processo de Modelagem Matemática direcionado para a solução de situações-problema que afligem a sociedade contemporânea. Nas últimas três décadas, a Modelagem Matemática, particularmente, as pesquisas relacionadas com a dimensão crítica/reflexiva dessa tendência em Educação Matemática, tem buscado a sua identidade, definindo os seus objetivos e desenvolvendo um senso sobre a sua natureza, bem como sobre a potencialidade de seus métodos de pesquisa, que visam legitimar uma ação pedagógica comprometida com a justiça social. Assim, discutimos nesse artigo a importância das perspectivas filosófica e teórica encontradas na dimensão crítica/reflexiva da Modelagem Matemática, bem como a importância do desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem que auxilie os alunos no desenvolvimento de sua eficiência crítica/reflexiva ao analisarem situações-problema oriundas da própria realidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsO periódico Com a Palavra, o Professor permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1813>. Acesso em: 27 maio 2022.-
Palavras-chave: dc.subjectAção pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectCiclo crítico/reflexivo-
Palavras-chave: dc.subjectEficiência crítica/reflexiva-
Título: dc.titleDiscutindo a dimensão crítica/reflexiva da modelagem matemática.-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.