
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Nair Prata Moreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Nair Prata Moreira | - |
| Autor(es): dc.contributor | Chagas, Luãn José Vaz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Lopez, Debora Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, João Felipe Lolli e | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:01:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:01:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18409 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1030116 | - |
| Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa aborda a ascensão dos podcasts no Brasil e sua relação com o jornalismo, destacando os desafios enfrentados na produção desses programas, a convergência nas práticas jornalísticas e a seleção de fontes nos podcasts diários. Apresenta-se como problema central o seguinte questionamento: quais fontes são usadas nos podcasts jornalísticos diários? Buscando responder a essa pergunta, recorremos a autores das Teorias do Jornalismo (Lage, 2002; Traquina, 2012; e Wolf, 2012), àqueles que categorizam as fontes na impresa tradicional (Chaparro, 2009; Schimitz, 2011), e aos que pensam especificamente no cenário do rádio (Ortriwano, 1985; Ferraretto, 2012; Zuculoto, 2012; Kischinhevsky; 2009 e Lopez; 2010). O caminho metodológico é divido em a) levantamento de dados, por meio da etnografia de podcasts (Lündstrom e Lündstrom, 2021), do Estudo de Caso (Yin, 2010; Martino, 2018) e e da Semana Construída (Bauer, 2002); e b) análise desses dados, recorrendo à ferramenta de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Discute-se, ainda, as possibilidades e desafios de aplicação da AC em objetos sonoros, levando em conta as contribuições de Quadros et al (2014), Kischinhevsky et al (2016) e Sampaio et al (2022). O corpus de análise é composto por dez edições de 123 Segundos, podcast da Rádio BandNews FM; cinco edições de Café da Manhã, podcast do jornal Folha de São Paulo; e cinco edições de Durma com Essa, podcast do jornal digital Nexo. A ficha para Análise de Conteúdo é composta por cinco unidades de registro e dezenove unidades de análise. Como conclusão e contribuição de pesquisa, parte-se da categorização de fontes de Chagas (2020), para a proposição de uma nova macro categoria, a fonte documental. | - |
| Descrição: dc.description | This research looks at the rise of podcasts in Brazil and their relationship with journalism, highlighting the challenges faced in producing these programs, convergence in journalistic practices and the selection of sources in daily podcasts. The central problem is the following question: which sources are used in daily journalistic podcasts? In an attempt to answer this question, we turned to authors from journalism theory (Lage, 2002; Traquina, 2012; and Wolf, 2012), those who categorize sources in the traditional press (Chaparro, 2009; Schimitz, 2011), and those who think specifically about the radio scenario (Ortriwano, 1985; Ferraretto, 2012; Zuculoto, 2012; Kischinhevsky; 2009 and Lopez; 2010). The methodological path is divided into a) data collection, through podcast ethnography (Lündstrom and Lündstrom, 2021), the Case Study (Yin, 2010; Martino, 2018) and the constructed week (Bauer, 2002); and b) analysis of this data, using Laurence Bardin's Content Analysis tool (1977). The possibilities and challenges of applying CA to sound objects are also discussed, taking into account the contributions of Quadros et al (2014), Kischinhevsky et al (2016) and Sampaio et al (2022). The corpus of analysis consists of ten editions of 123 Segundos, a podcast from Rádio BandNews FM; five editions of Café da Manhã, a podcast from the newspaper Folha de São Paulo; and five editions of Durma com Essa, a podcast from the digital newspaper Nexo. The Content Analysis form consists of five recording units and nineteen analysis units. As a conclusion and research contribution, the categorization of sources by Chagas (2020) is used to propose a new macro category, the documentary source. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
| Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fontes digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Podcasts | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rádio | - |
| Título: dc.title | Quem está falando? : o uso de fontes em podcasts jornalísticos diários. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: