Condições de trabalho e valorização docente : um diálogo com professoras do ensino fundamental I.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho-
Autor(es): dc.creatorNunes, Célia Maria Fernandes-
Autor(es): dc.creatorPádua, Karla Cunha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:01:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:01:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12669-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i255.4146-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1030099-
Descrição: dc.descriptionEste artigo discute as condições de trabalho, consideradas importantes para a valorização docente e para a satisfação profissional dos professores. Apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a valorização docente com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio do entrecruzamento de referencial teórico sobre a temática e da análise de entrevistas narrativas realizadas com cinco professoras da rede municipal de uma cidade de Minas Gerais, a pesquisa ressaltou vários fatores referentes às condições de trabalho docente e à complexidade das atividades concretas de exercício da profissão. Entre outras questões, a remuneração docente, o plano de carreira, a avaliação de desempenho e a infraestrutura física e material das escolas se destacaram como importantes aspectos que influenciam o modo de ser e estar na docência. O estudo também mostrou que a precariedade de algumas questões referentes às condições de trabalho pode favorecer o abandono da profissão e o adoecimento docente, o que aponta para a necessidade de políticas de melhoria das condições de trabalho e de cuidado da saúde dos professores.-
Descrição: dc.descriptionThis paper discusses teachers’ working conditions, seen as key to the appreciation of their work and to their professional fulfillment. It shows the findings of a research on the appreciation of teachers based on the testimonies of educators working in the early-years of elementary education. By intersecting the theoretical reference on the subject and the analysis of interviews with five teachers from the municipal system of education of one city in Minas Gerais, this study highlighted several elements related to teachers’ working conditions and to the complexity of the activities in their professional practice. Among other things, teachers’ salary, career plan, performance evaluation, and schools infrastructure have been set apart as important influencing factors for their well-being. The study also revealed that the failing state of some issues regarding working conditions may lead to teacher's drop-out and sickness, which indicates a need for policies to improve teachers' working conditions and health care.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsEste é um artigo de acesso aberto distribuído nos termos da licença Creative Commons do tipo BY-NC (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR). Fonte: o próprio artigo.-
Palavras-chave: dc.subjectValorização do professor-
Título: dc.titleCondições de trabalho e valorização docente : um diálogo com professoras do ensino fundamental I.-
Título: dc.titleTeachers’ appreciation and working conditions : a dialogue with those teaching in the early-years of elementary education.-
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