
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Simim, Mário Antônio de Moura | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Bruno Victor Corrêa da | - |
| Autor(es): dc.creator | Penna, Eduardo Macedo | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Renato Melo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:01:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:01:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-04-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11137 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1030066 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo do presente estudo foi verificar o contexto do desenvolvimento psicossocial dos jogadores de futebol para amputados. Participaram 16 atletas, do sexo masculino, pertencentes a uma equipe de Futebol para Amputados, com idade média de 34,1±8,9 anos, tempo total de prática na modalidade de 11,0±7,9 anos e que disputam competições nacionais e internacionais. Para coleta de dados aplicou-se um questionário para identificação da Experiência Esportiva, Pratica Deliberada e Influência nos momentos iniciais, continuação e ápice da carreira esportiva dos atletas. Os principais influenciadores para os atletas de FA iniciarem e se manterem na prática da modalidade foram os amigos (44% e 46% respectivamente). A Família é quem mais influencia (42%) quando o atleta alcance o ápice da carreira. Concluímos que o contexto do desenvolvimento psicossocial dos jogadores aponta início tardio da pratica. Além disso demonstramos a importância de amigos e familiares para um bom desenvolvimento do atleta no esporte, bem como o bom relacionamento com o treinador e a motivação/superação como principais influencias durante o ápice da carreira. | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this study was to determine the context of psychosocial development of soccer players for amputees. Participated 16 athletes, male, belonging to a soccer team for amputees with a mean age of 34.1 ± 8.9 years, total time of practice in the modality of 11.0 ± 7.9 years and who competing for national competitions and international. For data collection applied a questionnaire to identify the Sports Experience, Deliberate Practice and Influence in the early stages, continuation and culmination of the sporting career of athletes. Key influencers for FA athletes start and remain in practice mode were friends (44% and 46% respectively). The family is who more influence (42%) when the athlete reaches the apex career. We conclude that the context of psychosocial development of players points late start of practice. Inaddition, we demonstrate the importance of friends and family for a good development of the athlete in the sport, as weel as the good relationship with the coach, and motivation / overcoming as the main influences during the top career. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: RBFF - Revista Brasileira de Futsal e Futebol <http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/login>. Acesso em: 02 fev. 2017. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Esporte adaptado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pessoas com deficiência | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Amputação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Adapted sports | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Amputation | - |
| Título: dc.title | O contexto do desenvolvimento psicossocial de jogadores de futebol para amputados. | - |
| Título: dc.title | The context of psychosocial development of players for amputees soccer. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: