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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Borges, Álvaro Moisés | - |
| Autor(es): dc.creator | Orey, Daniel Clark | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17149 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://journalofmathematicsandculture.files.wordpress.com/2023/04/volume_1_article_9_borges_orey-final-1.pdf | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1030050 | - |
| Descrição: dc.description | Esse texto apresenta um recorte de um projeto de pesquisa de mestrado acadêmico, em andamento, que tem como objetivo apresentar a conexão entre a perspectiva sociocultural da Modelagem Matemática e a Etnomatemática por meio da Etnomodelagem para a compreensão do saber/fazer matemático em contextos socioculturais distintos, como, por exemplo, o cotidiano dos produtores de vinho artesanal de jabuticaba da cidade de Catas Altas, em Minas Gerais, além de contribuir para uma compreensão holística dos procedimentos e práticas matemáticas encontradas fora do ambiente escolar. Assim, a Etnomodelagem pode ser entendida como uma construção pedagógica que conecta os aspectos culturais da Matemática com os seus aspectos escolares/acadêmicos. Nesse direcionamento, a pesquisa será qualitativa e utilizará de questionários, blocos de atividades, entrevistas semiestruturadas e diário de campo, como instrumentos para coleta de dados e se desenvolverá em uma escola da rede pública de ensino localizada em Catas Altas - Mg, com a participação de 05 professores de matemática e 06 produtores artesanais de vinho de jabuticaba. Como referencial teórico basea -se nas visões de D’ Ambrosio, Rosa e Orey referente à Etnomatemática, à perspectiva sociocultural da Modelagem e à Etnomodelagem, na Educação Matemática, mais especificamente. Desse modo, pretende-se proporcionar uma experiência positiva para os professores participantes, levando-os a perceber a presença das várias matemáticas existentes em suas comunidades. | - |
| Descrição: dc.description | This text presents an excerpt from an ongoing academic master's research project, which aims to present the connection between the sociocultural perspective of Mathematical Modeling and Ethnomathematics through Ethnomodeling for the understanding of mathematical knowing/doing in different sociocultural contexts , such as, for example, the daily life of artisanal jabuticaba wine producers in the city of Catas Altas, in Minas Gerais, in addition to contributing to a holistic understanding of mathematical procedures and practices found outside the school environment. Thus, Ethnomodeling can be understood as a pedagogical construction that connects the cultural aspects of Mathematics with its school/academic aspects. In this direction, the research will be qualitative and will use questionnaires, blocks of activities, semi-structured interviews and field diary, as instruments for data collection and will be developed in a public school located in Catas Altas - Mg, with the participation 05 mathematics teachers and 06 artisanal producers of jabuticaba wine. As a theoretical framework, it is based on the views of D'Ambrosio, Rosa and Orey regarding Ethnomathematics, the sociocultural perspective of Modeling and Ethnomodeling, in Mathematics Education, more specifically. In this way, it is intended to provide a positive experience for the participating teachers, leading them to perceive the presence of the various existing mathematics in their communities. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | restrito | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção artesanal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Vinho de jabuticaba | - |
| Título: dc.title | A etnomodelagem na produção de vinho : diálogos entre os saberes matemáticos locais e os conhecimentos matemáticos escolares. | - |
| Título: dc.title | Ethnomodelling in the wine production : dialogues between local mathematical knowledge and school mathematical knowledge. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
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