
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Moreira, Plínio Cavalcanti | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Ana Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15847 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.46312/pem.v14i35.13262 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1030031 | - |
| Descrição: dc.description | Contamos uma história abreviada das ideias que influenciaram os desenhos curriculares dos cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil desde 1930, e também daquelas que influenciaram as visões teóricas alternativas que foram se desenvolvendo ao longo desse período. Como parte importante dessa história de ideias, mencionamos três conceitos que se desenvolvem a partir de estudos publicados entre 1975 e 1987: o de Recontextualização (Bernstein), o de Transposição Didática (Chevallard) e o de Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Shulman). Sob o olhar segundo o qual construímos este texto, tais conceitos são fundamentais porque inspiraram, direta ou indiretamente, uma série de trabalhos que contribuíram para aprofundar a compreensão da natureza específica do conhecimento matemático requerido na prática docente escolar. Tal compreensão, ancorada também em estudos empíricos, levou, eventualmente, à construção de modelos teóricos que destacam, cada um sob sua perspectiva, as características essenciais do saber matemático relevante para a docência escolar. | - |
| Descrição: dc.description | We present a brief history of ideas that have framed the curricular structure of Mathematics Teacher Education Programs in Brazil since 1930, together with those that have impacted the theoretical conceptions developed on this subject over these eight-nine decades. As a relevant part of this history of ideas, we mention three specific concepts presented in studies published between 1975 and 1987: Recontextualization (Bernstein), Didactic Transposition (Chevallard), and Pedagogical Content Knowledge (Shulman). We consider those concepts fundamental as they inspired, directly or indirectly, a series of research that deepened the current understanding of the nature of mathematical knowledge required in the school teaching practice. Such an understanding, supported by empirical studies, eventually led to the construction of theoretical models for describing, each according to its perspective, the essential characteristics of the mathematical knowledge relevant to school teaching practice. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Fonte: o PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática docente escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Título: dc.title | Formação matemática do professor da educação básica : das concepções historicamente dominantes às possibilidades alternativas atuais. | - |
| Título: dc.title | The mathematics of mathematics teacher education : from historically dominant conceptions to current alternative possibilities. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: