
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Anjos, Isabela Matias dos | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Marli Regina dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17174 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.30612/tangram.v5i1.12967 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1030022 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo apresenta um estudo que investiga a inserção de smartphones nas aulas de Geometria Analítica no ensino aprendizagem de cônicas, com o objetivo de analisar possibilidades e limites dessa inserção, no qual foi realizada ruma reflexão teórica quanto ao uso das tecnologias, focando nas possibilidades da Geometria Dinâmica em uma perspectiva Mobile Learning. Foram elaboradas e desenvolvidas junto aos alunos atividades de construção e investigação das cônicas a partir de suas definições, usando o aplicativo GeoGebra para celular, o que permitiu que cada aluno investigasse a construção que realizava em seu próprio dispositivo, podendo retomá-la ou compará-la às dos colegas. Em meio às adversidades encontradas, o planejamento e realização das atividades didáticas abriu caminhos para um ensino dialogado, permitindo o envolvimento dos alunos não apenas como observadores, mas como investigadores de suas próprias construções. | - |
| Descrição: dc.description | This article presents a study that investigates the insertion of smartphones in Analytical Geometry classes in teaching conics learning, with the objective of possibilities of limits of this insertion. A theoretical reflection on the use of technologies was carried out, focusing on the possibilities of Dynamic Geometry in a Mobile Learning perspective. Construction and investigation activities of the conics were elaborated and developed with the students using their definitions, using the GeoGebra application for cell phones, which informs that each student investigates the construction he / she performed on his / her own device, being able to retake or compare it to those of colleagues. In the midst of the adversities encountered, the planning and carrying out of didactic activities paving the way for a dialogical teaching, allowing the involvement of students not only as observers, but as requirements of their own constructions. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | aberto | - |
| Direitos: dc.rights | Este trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo. | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizado móvel | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Celular | - |
| Título: dc.title | Geometria dinâmica e mobile learning no ensino de cônicas : discutindo a parábola. | - |
| Título: dc.title | Dynamic geometry and mobile learning um conics teaching : discussing the parable. | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: