Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Edson José de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ziviani, Denise Conceição das Graças | - |
Autor(es): dc.contributor | Travain, Silmar Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Edson José de | - |
Autor(es): dc.creator | Matos, Ana Carolina de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16455 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029983 | - |
Descrição: dc.description | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto. | - |
Descrição: dc.description | Durante décadas pesquisadores e estudiosos aprofundaram seus estudos em compreender os problemas enfrentados no ensino. Se tratando especificamente do ensino de Física, nota-se a falta de interesse dos estudantes, dificuldade na resolução de problemas, falta de capacitação do docente quanto as metodologias, dentre outros fatores. Visto a importância da utilização de recursos e estratégias diferenciais para melhorar o desempenho e o desenvolvimento dos estudantes, o presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de Metodologias Ativas por meio da utilização do ensino investigativo em aulas de Física experimental no Ensino Superior com o tema de Mecânica dos fluidos e aerodinâmica. Desta forma, foram escolhidas, testadas e produzidas intervenções com o cunho investigativo. Em seguida, essas intervenções foram aplicadas aos estudantes do Ensino Superior. Durante e após o desenvolvimento dessas atividades produziu-se uma análise qualitativa e quantitativa para avaliar o engajamento e a compreensão dos estudantes em relação ao conteúdo abordado. Portanto, por meio do desenvolvimento deste trabalho busca-se apresentar a eficácia de tal abordagem no ensino de Física, além de incentivar e encorajar outros professores a utilizarem essa ferramenta. | - |
Descrição: dc.description | For decades researchers and scholars have deepened their studies in order to understand the problems faced in teaching. When dealing specifically with the teaching of Physics, it can be noticed the lack of interest from students, difficulty in solving problems, teachers' lack of training regarding methodologies, among other factors. Given the importance of using resources and differential strategies to improve the performance and development of students, the present work aims to analyze the effectiveness of Active Methodologies through the use of Investigative Teaching in experimental Physics classes in Higher Education with the theme of fluid mechanics and aerodynamics. Thus, interventions with an investigative approach were chosen, tested, and produced. These interventions were then applied to students in higher education. During and after the development of these activities, a qualitative and quantitative analysis was produced to evaluate the students' engagement and understanding of the content. Therefore, through the development of this work we seek to present the effectiveness of this approach in Physics Teaching, as well as to encourage and stimulate other teachers to use this tool. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | - |
Direitos: dc.rights | Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pela autora em 15/03/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados a autora e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Física experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Título: dc.title | Abordagem investigativa em aulas de física experimental no ensino superior : um estudo sobre aerodinâmica. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: