Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Soto Arango, Diana Elvira | - |
Autor(es): dc.creator | Jardilino, José Rubens Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Mora García, José Pascual | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-01-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/19551 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.19053/01227238.16985 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029978 | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: El presente trabajo caracteriza los aportes historiográficos para la investigación bibliométrica de la historia de la educación a partir del estudio del Centro de Investigación VENDIMIA Originalidad/Contribución: Visibiliza que, desde el origen, bajo un proyecto de investigación de varios grupos de investigación colombianos en diálogo con otros grupos iberoamericanos, ha contribuido a la construcción de un conocimiento colectivo, incidiendo en la transformación socio-educativa y aportando desde la academia a la integración latinoamericana. Método: Esta es una investigación documental e historiográfica, que toma como marco de referencia las redes de investigación con el método de la historia social de la educación desarrollada por la Sociedad de Historia de la Educación Latinoamericana, SHELA. Estrategias, recolección de información: El estudio establece el periodo de 2006 con la creación y primera reunión grupal, hasta el 2014, cuando se realiza el último evento y reunión del centro, por tanto, se utilizaron como fuentes normativa nacional e institucional con la de la red VENDIMIA, documentos de actas, proyectos de investigación, publicaciones en libros y boletines, reseñas de eventos, líneas de investigación, experiencias pedagógicas y entrevistas de opinión. Conclusiones: Esta experiencia de red con los grupos de investigación permitió consolidar una práctica que logró impactar en el programa académico del Doctorado en Ciencias de la Educación de RUDECOLOMBIA, por el impulso a una línea central de investigación que nutrió las tesis y proyectos posdoctorales. | - |
Descrição: dc.description | Objetivo: Este artigo caracteriza os contributos historiográficos para a investigação bibliométrica em história da educação a partir do estudo do Centro de Investigação VENDIMIA. Originalidade/Contribuição: Mostra que, desde o início, no âmbito de um projeto de investigação de vários grupos de investigação colombianos em diálogo com outros grupos ibero-americanos, tem contribuído para a construção de um conhecimento coletivo, influenciando a transformação socioeducativa e contribuindo desde a academia para a integração latino-americana. Método: Trata-se de uma pesquisa documental e historiográfica, que toma como marco de referência as redes de pesquisa com o método da história social da educação desenvolvido pela Sociedade para a História da Educação Latino-Americana, SHELA. Estratégias/ coleta de daDos: O estudo estabelece o período de 2006 com a criação e primeira reunião do grupo, até 2014, quando se realiza o último evento e reunião do centro, portanto, foram utilizados como fontes os regulamentos nacionais e institucionais com o da rede VENDIMIA, documentos de atas, projetos de pesquisa, publicações em livros e boletins, resenhas de eventos, linhas de pesquisa, experiências pedagógicas e entrevistas de opinião. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | es | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | Esta obra está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: PDF do artigo. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Redes académicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos de investigación | - |
Palavras-chave: dc.subject | Doctorado en educación | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliometría | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia de la educación | - |
Título: dc.title | Centro de investigación Vendimia en la construcción del conocimiento colectivo : una mirada histórica (2006-2014). | - |
Título: dc.title | O centro de investigação VENDIMIA na construção do conhecimento coletivo : uma visão histórica (2006-2014). | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: