Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Santos, Maria Christina dos | - |
Autor(es): dc.creator | Gomes, Bruno Martins Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-08-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/20727 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.59044/1981-9862/v2n19a3 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029969 | - |
Descrição: dc.description | O Projeto Político Pedagógico (PPP), ferramenta de planejamento e gestão escolar, é linha mestra das ações educativas. As unidades de privação de liberdade e os programas de atendimento em meio aberto do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) – política pública destinada ao adolescente infrator em cumprimento de medidas socioeducativas – também têm o dever de elaborar os seus respectivos PPP. Esse Sistema tem interface com os sistemas de educação, saúde, assistência social, entre outros, com o intuito de garantir a efetivação dos direitos individuais e sociais do adolescente. Por essa razão, o PPP no SINASE deve ser construído coletivamente, de forma articulada e intersetorial. Esta pesquisa teve por objetivo apresentar especifi cidades e desafi os na elaboração do PPP no SINASE. Metodologicamente, consistiu em ensaio elaborado a partir da análise e discussão de fontes bibliográfi cas e documentais. Como resultado, este ensaio evidenciou a complexidade da elaboração e implementação do referido instrumento de planejamento e gestão educacional, inclusive pelo fato de o SINASE ser composto, em sua maioria, por profi ssionais sem formação pedagógica, o que difi culta o entendimento da equipe quanto à predominância do sentido pedagógico das ações em relação ao seu caráter punitivo e repressivo. Em sua conclusão, considerando-se os desafios apontados, este ensaio sugere a análise de como se processa a articulação e a intersetorialidade na execução do PPP, especialmente em se tratando de unidades de privação de liberdade. | - |
Descrição: dc.description | The Pedagogical Political Project (PPP), a school planning and management tool, is the main line of educational actions. The deprivation of liberty units and the open service programs of the National Socio-educational Assistan ce System (SINASE) – a public policy aimed at adolescent offenders in compliance with socio-educational measures – also have the duty to prepare their respective PPPs. This System has an interface with the education, health, social assistance system, among others, with the aim of guaranteeing the realization of the individual and social rights of adolescents. For this reason, the PPP in SINASE must be built collectively, in an articulated and intersectoral way. This research aimed to present specificities and challenges of the PPP at SINASE. Methodologically, it consisted of an essay, prepared based on the analysis and discussion of bibliographical and documentary sources. As a result, this essay highlighted the complexity of the elaboration and implementation of the afore mentioned educational planning and management instrument, including the fact that SINASE is composed, for the most part, of professionals without pedagogical training, which makes it difficult for the team to understand the predominance of the pedagogical meaning of actions in relation to their punitive and repressive character. In its conclusion, considering the challenges pointed out, this essay suggests the analysis of how articulation and intersectorality are processed in the execution of PPP, especially when it comes to units executing custodial measures. Keywords: Public policy; Adolescent offender; National Socio-Educational Service System; Pedagogical political project. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | aberto | - |
Direitos: dc.rights | O periódico Agenda Social permite redistribuição não comercial, desde que seja atribuído o crédito ao autor e que a obra não seja alterada de nenhuma forma (CC BY-NC-ND). Fonte: Miguilim <https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/8782>. Acesso em: 27 maio 2025. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente Infrator | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto Político Pedagógico | - |
Título: dc.title | Política pública voltada ao adolescente infrator : o projeto político pedagógico no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). | - |
Título: dc.title | Public policy aimed at adolescent offenders : the pedagogical political project in the National Socio-Educational Care System (SINASE). | - |
Título: dc.title | Política pública dirigida a adolescentes infractores : el proyecto político pedagógico en el Sistema Nacional de Atención Socioeducativa (SINASE). | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: