Jovens estudantes de camadas médias e seus projetos de futuro.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNogueira, Marlice de Oliveira e-
Autor(es): dc.contributorNogueira, Marlice de Oliveira e-
Autor(es): dc.contributorCoutrim, Rosa Maria da Exaltação-
Autor(es): dc.contributorLacerda, Wânia Maria Guimarães-
Autor(es): dc.creatorDuarte, Juliana Ladeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:00:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:00:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18211-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029928-
Descrição: dc.descriptionPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.-
Descrição: dc.descriptionConsiderando a realidade brasileira de estruturas socioeconômicas, culturais e políticas que fortalecem a desigualdade social e ciente da relação entre pertencimentos às distintas camadas sociais e projetos de futuro, a proposta da presente pesquisa foi compreender as percepções de estudantes de camadas médias sobre seus projetos de futuro. Para alcançar o objetivo proposto, foi utilizada uma abordagem qualitativa de cunho naturalístico. Inicialmente, realizamos uma revisão sistematizada da literatura sobre juventudes das camadas médias e seus projetos de futuro que permitiu averiguar o apoucamento de pesquisas sobre a temática com jovens na faixa etária de quatorze e quinze anos. Para a coleta e produção de dados, quatorze estudantes do nono ano, pertencentes à faixa etária de quatorze e quinze anos, matriculados em uma escola da rede privada de ensino responderam a um questionário estruturado com questões referentes ao contexto socieconômico, aos estilos de vida e familiar e à trajetória escolar. O questionário visou confirmar a camada social (em seus diferentes estratos) a qual os estudantes pertenciam. Na segunda etapa da pesquisa de campo, um grupo de jovens composto por uma subamostra de seis estudantes, selecionados por meio da análise das respostas dos questionários, participaram de um encontro realizado por meio da técnica de grupo focal. Os dados coletados foram analisados pelo método da análise de conteúdo e, a partir disso, foram elencadas três categorias de discussão: 1) Conforto versus dificuldade: percepções sobre as diferenças de classe; 2) Ascensão e qualidade de ensino: percepções sobre os projetos de futuro; 3) Eu, família e escola: percepções das influências para os projetos de futuro. Os resultados da pesquisa confirmaram o pertencimento dos estudantes nas camadas médias diante da análise das características comuns à esse estrato social, inclusive, foi possível notar a existência de propriedades típicas deste grupo social como ascetismo, malthusianismo e boa vontade cultural. Notamos a precocidade de construção pelos jovens dos projetos de futuro e a forte influência da oferta educacional na cidade de Viçosa-MG. Outras percepções acerca dos projetos de futuro apresentaram tensões oriundas do pertencimento a estratos sociais médios inferiores que influenciavam a vida dos estudantes, favorecendo e criando obstáculos aos projetos de futuro. Consideramos que, com esta pesquisa, foi possível contribuir para o reconhecimento do jovem como ser de sentidos e de significação por meio do estudo sobre suas percepções diante das experiências sociais, educacionais e culturais e também das influências vinculadas às suas expectativas de futuro. Este estudo é um estímulo para o encontro de formas de intervir na realidade.-
Descrição: dc.descriptionConsidering the Brazilian reality of socioeconomic, cultural and political structures that strengthen social inequality and aware of the relationship between belonging to different social layers and future projects, the purpose of this research was to understand the perceptions of students from middle classes about their future projects. To achieve the proposed objective, a qualitative approach of a naturalistic nature was used. Initially, we carried out a systematic review of the literature on middle-class youth and their future projects, which allowed us to ascertain the scarcity of research on the subject with young people aged fourteen and fifteen. For data collection and production, fourteen ninth-year students, aged between fourteen and fifteen, enrolled in a private school, responded to a structured questionnaire with questions relating to their socioeconomic context, lifestyles and family and school trajectory. The questionnaire aimed to confirm the social layer (in its different strata) to which the students belonged. In the second stage of the field research, a group of young people composed of a subsample of six students, selected through the analysis of questionnaire responses, participated in a meeting held using the focus group technique. The data collected was analyzed using the content analysis method and, from this, three categories of discussion were listed: 1) Comfort versus difficulty: perceptions about class differences; 2) Rise and quality of teaching: perceptions about future projects; 3) Self, family and school: perceptions of influences on future projects. The research results confirmed the students' belonging to the middle classes based on the analysis of the characteristics common to this social stratum, including, it was possible to note the existence of typical properties of this social group such as asceticism, Malthusianism and cultural goodwill. We note the early construction by young people of future projects and the strong influence of the educational offer in the city of Viçosa-MG. Other perceptions about future projects presented tensions arising from belonging to lower middle social strata that influenced students' lives, favoring and creating obstacles to future projects. We consider that, with this research, it was possible to contribute to the recognition of young people as beings of meaning and meaning through the study of their perceptions regarding social, educational and cultural experiences and also the influences linked to their expectations for the future. This study is a stimulus for finding ways to intervene in reality.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsaberto-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/-
Direitos: dc.rightsAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 24/05/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - aspirações-
Palavras-chave: dc.subjectClasse média-
Palavras-chave: dc.subjectJuventude-
Título: dc.titleJovens estudantes de camadas médias e seus projetos de futuro.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - UFOP

Não existem arquivos associados a este item.