Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Aguiar, Aline Silva de | - |
Autor(es): dc.creator | Fausto, Maria Arlene | - |
Autor(es): dc.creator | Fonseca, Vilma Aparecida da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Ciomei, Monique Haddad | - |
Autor(es): dc.creator | Quintaes, Késia Diego | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:00:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:00:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2015-03-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2013 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4712 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832013000200003 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/1029897 | - |
Descrição: dc.description | Contexto: Bebidas alcoolicas estao amplamente disponiveis no ambiente universitario, principalmente nas festas. Ha poucos estudos abordando a relacao entre o consumo de bebidas alcoolicas e o desempenho academico entre estudantes universitarios. Objetivo: Este trabalho avaliou o comportamento de estudantes universitarios quanto ao padrao de consumo de bebidas alcoolicas e sua consequencia academica. Métodos: Os voluntarios (343 estudantes) responderam a um questionario sobre o padrao de consumo de alcool e possivel comportamento relacionado a esse consumo, especialmente sobre o desempenho academico. Os participantes foram classificados como nao bebedores (ND), bebedores nao em binge (nBD), bebedores em binge (BD) e bebedores pesados (HD). Resultados: 88,1% dos estudantes relataram ingerir bebidas alcoolicas, sendo 44% bebedores em binge. A maioria dos bebedores (75,5% – nBD, BD ou HD) ficou embriagada pelo menos uma vez por mes. O padrao predominante de consumo foi em binge (66,2% dos que relataram beber). Estudantes HD apresentaram risco 9,2 vezes maior de nao estarem no periodo ideal do curso. Conclusão: Os universitarios avaliados apresentaram maiores taxas de abuso de alcool. O beber em binge pode ter interferido no seu desempenho academico. Consequencias organicas, sociais e comportamentais foram tambem relatadas. | - |
Descrição: dc.description | BACKGROUND: Alcoholic beverages are widely available in the university environment, particularly at the parties. There are few studies addressing the relationship between alcohol consumption and academic performance among college students. OBJECTIVE: This study evaluated the behavior of college students regarding the profile of alcohol consumption and its academic consequences. METHODS: The volunteers (343 students) answered a questionnaire about their pattern of alcohol consumption and possible related behaviors, especially academic performance. Participants were classified as "non-drinkers" (ND), "non-binge drinkers" (nBD), "binge drinkers" (BD) and "heavy drinkers" (HD). RESULTS: 88.1% of the students reported ingesting alcoholic beverages, 44% as BD. Most of the drinker students (75.5% - nBD, BD or HD) stated getting intoxicated at least once a month. Binge drinking was the predominant pattern (66.2% of those who drank). HD students presented a risk 9.2 times higher of not being in the ideal period of the course. DISCUSSION: The college students evaluated presented high rates of alcohol abuse. Binge drinking might have interfered in their academic performance. Organic, social and behavioral consequences were also reported. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | A Revista Psiquiatria Clínica permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida por mediante preenchimento de formulário enviado em 30 jan. 2014. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drugs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alcohol abuse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drogas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Abuso de álcool | - |
Título: dc.title | Pattern of alcoholic beverage consumption and academic performance among college students. | - |
Título: dc.title | Padrão de consumo de bebidas alcoólicas e desempenho acadêmico entre universitários. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - UFOP |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: